SEGURANÇA
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Tecnologia previne colisões entre guindastes

AMCS Technologies utiliza o sistema DCS 61-S para evitar colisões entre guindastes móveis e estacionários em obra nos EUA

International Cranes

10/05/2023 09h57

Para ajudar a evitar acidentes em um grande e movimentado canteiro de obras em Chandler, no Arizona, a AMCS Technologies foi contratada para gerir a interferência entre guindastes de torre e de esteiras.

O projeto de construção de uma planta industrial de alta tecnologia – que inclui duas fábricas para produção de chips de computadores – envolve guindastes de diferentes tipos, que atuam simultaneamente na obra.

A especialista francesa em tecnologia de segurança afirma que a utilização do sistema DCS 61-S é inédita no monitoramento de interferências entre os equipamentos, que pertencem à Maxim Crane Works.

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Para ajudar a evitar acidentes em um grande e movimentado canteiro de obras em Chandler, no Arizona, a AMCS Technologies foi contratada para gerir a interferência entre guindastes de torre e de esteiras.

O projeto de construção de uma planta industrial de alta tecnologia – que inclui duas fábricas para produção de chips de computadores – envolve guindastes de diferentes tipos, que atuam simultaneamente na obra.

A especialista francesa em tecnologia de segurança afirma que a utilização do sistema DCS 61-S é inédita no monitoramento de interferências entre os equipamentos, que pertencem à Maxim Crane Works.

Segundo a desenvolvedora, o sistema responde tanto a questões de segurança como de eficiência operacional, evitando colisões entre as lanças e os cabos, especialmente após o aumento da utilização de maquinaria móvel no canteiro.

“O sistema se adapta ao ambiente de tomada de decisões imediatas e a outras necessidades diárias do canteiro, assegurando simultaneamente a produtividade e a segurança com um único produto”, afirma a empresa.

Ao todo, o sistema monitora as interferências entre 14 guindastes das marcas Manitowoc e Liebherr, além de três gruas de torre Potain.

O DCS 61-S detecta automaticamente os movimentos dos equipamentos. A comunicação entre as gruas é efetuada através de uma rede sem fio, que monitora permanentemente as respectivas localizações por meio de antenas GNSS.

Quando os guindastes de esteiras se deslocam, as gruas identificam automaticamente as posições de cada um, enquanto o sistema cria uma zona de interferência.

O DCS 61-S então calcula em tempo real e em 3D as distâncias entre cada elemento das gruas, assim como as velocidades de deslocamento, de modo a poder intervir nos mecanismos de controle quando necessário.

O sistema também emite um sinal sonoro cada vez mais alto, à medida que os equipamentos de esteira se aproximam de áreas proibidas ou da zona de interferência.

"Temos tido êxito na prevenção do contato entre os guindastes móveis e fixos”, ressalta Anthony Lanza, diretor de operações da Maxim Crane Works.

“Considerando o número de guindastes presentes na obra, é definitivamente um grande benefício poder contar com uma rede de segurança como essa", conclui.

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