Assessoria de Imprensa
24/08/2021 11h00 | Atualizada em 24/08/2021 11h47
Em um dos projetos de infraestrutura mais complexos da Suíça, a abertura de uma terceira perfuração do túnel Gubrist, com 3,2 km de comprimento, exige a utilização de tecnologias inteligentes de pavimentação.
Com diâmetro de 16 m, a maior perfuração de túnel do país tem como objetivo aliviar o congestionamento crônico na região, fornecendo três faixas de rodagem extras em direção a St. Gallen/Berna.
As demandas no processo de construção de estradas foram igualmente altas: apesar da complexa logística do túnel, trabalho paralelo e tráfego pesado, aproximada
...Em um dos projetos de infraestrutura mais complexos da Suíça, a abertura de uma terceira perfuração do túnel Gubrist, com 3,2 km de comprimento, exige a utilização de tecnologias inteligentes de pavimentação.
Com diâmetro de 16 m, a maior perfuração de túnel do país tem como objetivo aliviar o congestionamento crônico na região, fornecendo três faixas de rodagem extras em direção a St. Gallen/Berna.
As demandas no processo de construção de estradas foram igualmente altas: apesar da complexa logística do túnel, trabalho paralelo e tráfego pesado, aproximadamente 20.000 t de asfalto tiveram que ser aplicadas dentro de um cronograma apertado e atender a rígidos padrões de qualidade.
Para encarar o desafio, a empreiteira Marti AG Solothurn Bauunternehmung decidiu abordar o projeto usando uma solução digital de construção de estradas.
“Para um projeto dessa escala, era óbvio que devíamos usar uma solução que nos permitisse não apenas visualizar o planejamento digitalmente, mas também controlar ativamente os processos do canteiro de obras”, afirma Cedric Berrut, gerente de operações de engenharia civil da empresa.
A empreiteira investiu na solução de otimização de processos baseada em software Witos Paving Plus, da Vögele, que conecta os envolvidos no processo em tempo real e promete outros benefícios, especialmente em grandes projetos de construção.
Baseada em software, a solução de otimização de processo consiste em cinco módulos, que permitem o planejamento do canteiro de obras, a provisão da mistura, o transporte da mistura, a pavimentação de asfalto e a posterior análise de processo a ser gerenciado por um único sistema em tempo real.
“O planejamento e a produção da mistura são muito mais precisos”, relata Berrut. “Isso nos permite combinar os processos de pavimentação e compactação perfeitamente para atender às entregas de material”, finaliza.
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