Tunnels And Tunnelling
30/07/2024 14h59 | Atualizada em 05/08/2024 13h46
Com 4.000 ton, a TBM “Karpatka” iniciou os trabalhos para escavar um túnel de 2,2 km na rodovia S19, entre Rzeszów Południe e Babica, na Polônia.
Com 112 m de comprimento e diâmetro superior a 15 m, a tuneladora atuará a uma profundidade máxima de 100 m sob a colina Grochowiczna.
O túnel faz parte de uma nova seção de 10,3 km da obra. O consórcio Acciona e Mostostal Warszawa também irá construir 15 passagens transversais e uma de emergência, além de dois edifícios técnicos e um centro de gestão.
A máquina foi renovada para enfrentar os desafios do que já é consi
...Com 4.000 ton, a TBM “Karpatka” iniciou os trabalhos para escavar um túnel de 2,2 km na rodovia S19, entre Rzeszów Południe e Babica, na Polônia.
Com 112 m de comprimento e diâmetro superior a 15 m, a tuneladora atuará a uma profundidade máxima de 100 m sob a colina Grochowiczna.
O túnel faz parte de uma nova seção de 10,3 km da obra. O consórcio Acciona e Mostostal Warszawa também irá construir 15 passagens transversais e uma de emergência, além de dois edifícios técnicos e um centro de gestão.
A máquina foi renovada para enfrentar os desafios do que já é considerado um dos projetos de infraestrutura tecnologicamente mais avançados do país.
A atualização inclui uma ferramenta de prospecção geológica, que permite recolher dados a partir da face do túnel sem a necessidade de perfuração.
Metano – Em julho do ano passado, foi detectado gás metano em dois dos 44 furos realizados, durante testes de bombeamento para rebaixar o nível do lençol freático visando à abertura do túnel.
Uma equipe de especialistas trabalhou para resolver o problema, incluindo peritos da contratante e da empreiteira, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia AGH (em Cracóvia), da Autoridade de Minas (em Katowice) e do Escritório Distrital de Minas (em Krosno).
Para adequar a TBM às condições de solo, os especialistas em mineração exigiram a instalação de sensores de detecção de metano e um sistema de ventilação modificado de alta eficiência, para evitar a acumulação de gás.
Partes da máquina também foram substituídas por equipamentos mais adaptados às condições com presença de metano.
“Após adaptar a TBM às condições potenciais de metano, o processo de abertura do túnel já começou com segurança”, afirmou Jorge Calabuig Ferre, vice-presidente da Mostostal Warszawa.
Revestimento – No revestimento do túnel serão utilizadas mais de 2.230 aduelas, que estão sendo produzidas no canteiro de Lutoryż.
A instalação conta com quatro gruas – sendo a maior com capacidade de 60 ton – e uma central de concreto.
A previsão é de que a TBM conclua o primeiro furo em cerca de nove meses.
Em seguida, cerca de três meses serão necessários para movimentar a máquina e começar a perfurar a segunda faixa do túnel.
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