Construção
Assessoria de Imprensa
08/10/2014 08h18 | Atualizada em 15/10/2014 14h25
Executivos da TACV-Brasil, da TACV Engineering France, da CELDUC, do IFSTTAR (Instituto Francês das Ciências e Tecnologias de Transportes, da Organização do Território e das Redes de Transporte), em parceria com a USP-Departamento de Engenharia Aeronáutica de São Carlos, reuniram-se na semana passada, em São Paulo, com representantes dos governos federal, estadual e municipal e empresários da área de transportes públicos, para uma apresentação do Fultrace (Fast Ultra-Light, Tracked Air Cushion Equipment).
O Fultrace trata-se de um veículo ultraleve de alta velocidade sustentado sob colchão de ar, com capacidade para transportar mais de 400 passageiros/viagem, a uma vel
...Executivos da TACV-Brasil, da TACV Engineering France, da CELDUC, do IFSTTAR (Instituto Francês das Ciências e Tecnologias de Transportes, da Organização do Território e das Redes de Transporte), em parceria com a USP-Departamento de Engenharia Aeronáutica de São Carlos, reuniram-se na semana passada, em São Paulo, com representantes dos governos federal, estadual e municipal e empresários da área de transportes públicos, para uma apresentação do Fultrace (Fast Ultra-Light, Tracked Air Cushion Equipment).
O Fultrace trata-se de um veículo ultraleve de alta velocidade sustentado sob colchão de ar, com capacidade para transportar mais de 400 passageiros/viagem, a uma velocidade de até 250 km/hora.
O Fultrace é um sistema de transporte intermunicipal, único capaz de se integrar nos centros urbanos, até uma estação de metrô, monotrilho ou Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando-se aos atuais meios de transporte urbanos usados, em cidades distantes, como Campinas, Santos, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Segundo Fabrice Daniel, diretor executivo da TACV Desenvolvimento de Sistemas de Transporte Ltda., este trem de alta velocidade, o trem apresenta uma oportunidade para os sistemas atuais de mobilidade urbana com balanço social positivo (com o metrô, o Monotrilho, os Veiculos Leves sobre Trilhos (VLT/VLP), sem esquecer-se do Aeromovel), mas custo de infraestrutura alto, de ter um acesso direto, na mesma estação ou muito próximo, a uma linha de alta velocidade, integrada na cidade e conectando áreas fortemente povoadas e distantes.
“Tomando como referência o itinerário São Paulo-Americanas (distante cerca de 140 km), o veículo poderá atingir velocidade de até 250km/h sem dificuldades”, conta Fabrice Daniel.
03 de junho 2019
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