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Tatuzão da Linha 2-Verde inicia nova etapa de escavações

Nesta fase do trajeto, o tatuzão vai escavar 45 mil m³ de terra e percorrer 411 metros a uma profundidade média de 30 metros, revestindo o túnel com aneis de concreto

Diário dos Trilhos

15/05/2024 11h33 | Atualizada em 20/05/2024 12h16

O Metrô de São Paulo informou na segunda (13 de maio) que o tatuzão da Linha 2-Verde iniciou mais uma etapa das escavações dos túneis para a expansão do ramal até a Penha, na Zona Leste da cidade.

A “Cora Coralina”, como a máquina foi apelidada, retomou as escavações no Poço Coxim, para chegar à futura estação Anália Franco em junho.

Nesta fase do trajeto, o tatuzão vai escavar 45 mil m³ de terra e percorrer 411 metros a uma profundidade média de 30 metros, revestindo o túnel com aneis de concreto.

Desde sua montagem no Complexo Rapadura, a tuneladora percorreu

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O Metrô de São Paulo informou na segunda (13 de maio) que o tatuzão da Linha 2-Verde iniciou mais uma etapa das escavações dos túneis para a expansão do ramal até a Penha, na Zona Leste da cidade.

A “Cora Coralina”, como a máquina foi apelidada, retomou as escavações no Poço Coxim, para chegar à futura estação Anália Franco em junho.

Nesta fase do trajeto, o tatuzão vai escavar 45 mil m³ de terra e percorrer 411 metros a uma profundidade média de 30 metros, revestindo o túnel com aneis de concreto.

Desde sua montagem no Complexo Rapadura, a tuneladora percorreu quase um quilômetro (930 metros) passando pela estação Vila Formosa neste caminho e chegando ao Poço intermediário Coxim, onde recebeu ajustes.

A sua capacidade é de escavar e revestir até 15 metros por dia, por meio de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, contando com 150 pessoas atuando diretamente na sua operação em tres turnos de oito horas cada um, todos os dias.

A expansão da Linha 2-Verde na sua primeira fase contempla a chegada do metrô na estação Penha, onde terá a integração com as linhas 3-Vermelha e 11-Coral.

Serão mais 8,4 km de comprimento, com oito deles operacionais, saindo da Vila Prudente, passando por localidades como Vila Formosa e Anália Franco, com previsão de ser entregue na sua totalidade em 2027.

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