Assessoria de Imprensa
29/05/2023 07h48 | Atualizada em 29/05/2023 14h04
A Sumitomo Rubber Industries recebeu prêmios em duas categorias no Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence, um dos principais eventos da feira Tire Technology Expo 2023, realizada em Hannover, na Alemanha.
Um deles foi na categoria “Inovação de materiais do ano”, pelo “Projeto de Biopolímeros Sintetizados”, enquanto o prêmio “Revelação do Ano em P&D” reconheceu a importância da pesquisa “Progresso de Avaliação de Enzimas”.
Desenvolvido por meio de pesquisa colaborativa entre a Sumitomo Rubber, a Riken e as Universidades Tohoku, Kanazawa e Saitama, o “Projeto de Biopol&
...A Sumitomo Rubber Industries recebeu prêmios em duas categorias no Tire Technology International Awards for Innovation and Excellence, um dos principais eventos da feira Tire Technology Expo 2023, realizada em Hannover, na Alemanha.
Um deles foi na categoria “Inovação de materiais do ano”, pelo “Projeto de Biopolímeros Sintetizados”, enquanto o prêmio “Revelação do Ano em P&D” reconheceu a importância da pesquisa “Progresso de Avaliação de Enzimas”.
Desenvolvido por meio de pesquisa colaborativa entre a Sumitomo Rubber, a Riken e as Universidades Tohoku, Kanazawa e Saitama, o “Projeto de Biopolímeros Sintetizados” estudou uma enzima derivada do tomate (estruturalmente semelhante à enzima envolvida na biossíntese da borracha natural), conseguindo sintetizar um biopolímero com estrutura não encontrada na natureza.
Em seguida, foi identificado o segmento específico da borracha natural que desempenha um papel fundamental no controle do comprimento da cadeia polimérica na borracha natural.
Depois, esse segmento foi substituído na enzima de tomate para a criação de uma “Enzima de Tomate Modificada”. Usando essa enzima modificada como catalisador, a empresa conseguiu sintetizar o biopolímero.
A empresa também descobriu que o uso dessa enzima como catalisador permitia a síntese a partir de monômeros diferentes dos iniciais, tipicamente envolvidos na iniciação da polimerização.
Aproveitando essa característica, a pesquisa conseguiu sintetizar biopolímeros inteiramente novos, incorporando monômeros iniciais que podem ser selecionados à vontade.
Graças à pesquisa colaborativa, a Sumitomo Rubber também desenvolveu uma nova técnica para avaliar enzimas que utilizam membranas artificiais, chamadas “nanodiscos”.
Como as técnicas convencionais de avaliação com membranas naturais são limitadas pela contaminação por impurezas naturais, a nova técnica resolve o problema ao permitir maior precisão nas avaliações.
Além disso, os pesquisadores também conseguiram ativar funções-chave de sintases de borracha natural nas membranas artificiais.
Os executivos Yukino Miyagi, gerente do Departamento de Planejamento de Materiais da sede de Pesquisa e Desenvolvimento de Materiais da Sumitomo Rubber, e Bernd Löwenhaupt, diretor administrativo da Sumitomo Rubber Europa, participaram da cerimônia de premiação.
Em seus discursos, eles acentuaram que o Grupo Sumitomo Rubber “trabalha duro para contribuir na busca por uma sociedade mais sustentável, de acordo com sua Política de Sustentabilidade de Longo Prazo”.
Pesquisa premiada sintetizou um biopolímero com estrutura não encontrada na natureza
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade