Capacitação
Redação M&T
09/06/2010 11h50 | Atualizada em 11/06/2010 16h49
“A expansão dos cursos do Instituto Opus ao mercado externo tem por objetivo desenvolver novas competências de treinamentos. Através dessa troca de experiências com outras culturas iremos aperfeiçoar o nosso curso”. Dessa maneira, Wilson Mello Jr, diretor do Opus, resume o atual momento do Instituto, que irá estender suas atividades no Oriente Médio.
No período de 13 de abril a 29 de maio, o instrutor do Opus, Alexandre Bonfim de Camargo, ministrou um treinamento a 63 profissionais que trabalham nas obras do aeroporto de Tripoli, capital da Líbia. Ao longo de quase dois meses, operadores de guindastes de grua e torre, além de sinalizadores, foram contemplados com aulas práticas, teóricas e atividades em simuladores. O resultado f
...“A expansão dos cursos do Instituto Opus ao mercado externo tem por objetivo desenvolver novas competências de treinamentos. Através dessa troca de experiências com outras culturas iremos aperfeiçoar o nosso curso”. Dessa maneira, Wilson Mello Jr, diretor do Opus, resume o atual momento do Instituto, que irá estender suas atividades no Oriente Médio.
No período de 13 de abril a 29 de maio, o instrutor do Opus, Alexandre Bonfim de Camargo, ministrou um treinamento a 63 profissionais que trabalham nas obras do aeroporto de Tripoli, capital da Líbia. Ao longo de quase dois meses, operadores de guindastes de grua e torre, além de sinalizadores, foram contemplados com aulas práticas, teóricas e atividades em simuladores. O resultado final superou as expectativas.
“Fomos treinar apenas profissionais que estão trabalhando nessa obra da Odebrecht. Mas o curso ocorreu de uma forma tão produtiva e benéfica que, a pedido do Governo da Líbia e do Ministério do Trabalho, iremos realizar outros treinamentos, abrangendo também profissionais oriundos de outras obras”, diz Alexandre.
O segundo curso do Opus em terras líbias está agendado para o dia 22 de junho, com término previsto para 11 de agosto, um dia antes do início do Ramadã, período sagrado do povo muçulmano. Um total de 70 profissionais receberá o treinamento. “O objetivo é tornar a escola referência nessa região, tanto que a estrutura em que ocorreram os treinamentos foi preservada e a ideia é torná-la permanente, independente da realização de qualquer obra”, diz o instrutor.
A partir do resultado apresentado na prática, onde os operadores treinados passaram a perceber os seus erros no canteiro de obras e, inclusive, começaram a cobrar os seus colegas de trabalho, o governo da Líbia não medirá esforços para instruir outros operadores de equipamentos pesados: o objetivo é treinar 600 profissionais nos próximo dois anos.
“Não fomos à Líbia para vender um produto, queremos sim beneficiar toda uma geração, mostrando que eles são capazes de evoluir”, diz Alexandre. “É um trabalho de conscientização, onde queremos mostrar a eles que o investimento em treinamentos resulta em produtividade, além de evitar mortes e mutilações. É o valor à vida.”, complementa.
A repercussão do curso foi reforçada com notícias veiculadas nos principais meios de comunicação da Líbia, o que ajudou a despertar o interesse de outros países, como os Emirados Árabes Unidos. “Já recebemos uma sondagem de Dubai para levarmos o curso para lá”, diz Alexandre. “Somos mundialmente conhecidos e adorados pelo futebol, mas tenho certeza que agora os líbios nos enxergam também como referência na gestão de treinamento para operadores”, conclui.
28 de janeiro 2020
19 de novembro 2019
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade