Assessoria de Imprensa
16/07/2025 11h13 | Atualizada em 16/07/2025 11h20
A Sotreq, maior representante da Caterpillar no Brasil e referência em soluções tecnológicas para os setores de infraestrutura, mineração, energia e marítimo, anuncia o lançamento do 3S (Sotreq Safe Source), a mais nova plataforma de monitoramento e gestão de ativos.
Desenvolvida com tecnologia própria, consolida a expertise da empresa em telemetria e manutenção preditiva em um sistema flexível, intuitivo e inovador no mercado nacional.
A solução 3S representa a evolução da operação e manutenção, sendo símbolo da empresa em digitalização e inovaç&
...A Sotreq, maior representante da Caterpillar no Brasil e referência em soluções tecnológicas para os setores de infraestrutura, mineração, energia e marítimo, anuncia o lançamento do 3S (Sotreq Safe Source), a mais nova plataforma de monitoramento e gestão de ativos.
Desenvolvida com tecnologia própria, consolida a expertise da empresa em telemetria e manutenção preditiva em um sistema flexível, intuitivo e inovador no mercado nacional.
A solução 3S representa a evolução da operação e manutenção, sendo símbolo da empresa em digitalização e inovação. A plataforma foi projetada para centralizar e integrar diversos dados de múltiplos equipamentos, eliminando a necessidade de acessar diferentes interfaces para acompanhar motores, geradores, redutores ou qualquer outro componente de um ativo.
O sistema, afirma a Sotreq, é resultado de vários anos de experiência da empresa com diversas plataformas de monitoramento, combinadas aos aprendizados extraídos da relação direta com clientes estratégicos.
Principais diferenciais incluem - monitoramento preditivo e centralizado de todos os equipamentos instalados, com possibilidade de personalização total dos dashboards; identificação proativa de anomalias por meio de alertas com base em algoritmos e indicadores visuais (conhecidos como red pills); gestão inteligente da manutenção, com planos customizados, rastreamento histórico e alertas automáticos por e-mail ou SMS; hardware próprio e equipamentos necessários para a interface fornecidos pela Sotreq; dashboards dinâmicos e personalizados, com foco no que realmente importa ao cliente: disponibilidade (uptime), consumo de combustível, emissão de gases, tempo de operação, e mais; integração com sistemas já existentes nos clientes e via API, possibilitando a geração automática de ordens de serviço e o cruzamento de dados com outros softwares de manutenção; e Interface amigável, acessível por desktop e celular, com suporte em diversos idiomas.
"Nosso foco é garantir que o cliente tenha uma visão unificada, inteligente e preditiva da sua operação. O 3S representa uma quebra de paradigma ao permitir a análise integrada e personalizada de diversos sistemas e dados em tempo real", afirma Saul Machado, coordenador de Engenharia e Tecnologia da Sotreq. Atualmente, o sistema já está em operação na região norte e sudeste do Brasil.
Benefícios diretos ao cliente - De acordo com Machado, os principais benefícios incluem - redução de custos operacionais e de emissões (proposta alinhada às metas ESG); prevenção de downtime (quando um equipamento, sistema ou serviço está inoperante ou indisponível), evitando multas e perdas financeiras; maior vida útil dos equipamentos, por meio de manutenção preditiva, tornando a utilização deles mais sustentável; e tomada de decisões otimizada com base em dados e indicadores de desempenho confiáveis.
A Sotreq vê no 3S uma plataforma escalável e transversal, com potencial de aplicação em outros segmentos de mercado. “Nossa visão é a de que o 3S seja a base tecnológica de monitoramento para qualquer ativo de seus clientes. O sistema foi pensado para crescer e se adaptar”, complementa Machado.
15 de julho 2025
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