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Solução otimiza a manutenção preventiva de equipamentos agrícolas 

Prometendo diminuir o tempo de máquina parada, recursos são capazes de antecipar a necessidade de reparo

Assessoria de Imprensa

23/06/2022 08h12 | Atualizada em 27/06/2022 09h21

Por meio de uma interface com o operador, os recursos de IoT desenvolvidos pela CNH Industrial em conjunto com a Raízen, por meio do hub de inovação Pulse, são capazes de antecipar a necessidade de reparo das máquinas.

O projeto-piloto foi realizado nos parques de bioenergia da Raízen em Barra Bonita e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram testados 46 tratores Puma, da Case IH.

Como resultado, foi possível verificar benefícios como maior disponibilidade dos equipamentos em curto espaço de tempo e redução no custo de manutenção, garantindo mais assertividade nas operações e melhorando

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Por meio de uma interface com o operador, os recursos de IoT desenvolvidos pela CNH Industrial em conjunto com a Raízen, por meio do hub de inovação Pulse, são capazes de antecipar a necessidade de reparo das máquinas.

O projeto-piloto foi realizado nos parques de bioenergia da Raízen em Barra Bonita e Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. Ao todo, foram testados 46 tratores Puma, da Case IH.

Como resultado, foi possível verificar benefícios como maior disponibilidade dos equipamentos em curto espaço de tempo e redução no custo de manutenção, garantindo mais assertividade nas operações e melhorando a experiência do cliente.

A gestão mais eficiente capta informações em tempo real e consegue identificar quando uma máquina em operação tem consumo indevido de combustível, entre outras ações que podem ser otimizadas com a tecnologia.

Neste momento, a equipe do monitoramento atua remotamente e soluciona o problema imediatamente.

Para tanto, os operadores passaram a contar com um aparelho celular na cabine, que serve de interface para carregar os dados em uma plataforma e auxiliar na avaliação de desempenho dos equipamentos.

As informações processadas contribuem para suporte nos processos e melhoram a tomada de decisão no campo.

“A aplicação está contribuindo com benefícios como maior agilidade e diminuição de ociosidade, redução das manutenções e aumento de produtividade”, explica Divaldo Pessoa, Gerente de Manutenção Automotiva da Raízen.

“Isto é, se antes a máquina ficava parada 2h12min, esse tempo foi reduzido para 12 minutos com o uso do sistema. Além disso, a tecnologia contribui para uma redução de 88% no custo de reparo se comparado à manutenção corretiva”, completa.

De acordo com Henrique Oliveira, responsável pela área de Desenvolvimento de Serviços Conectados da CNH Industrial, com a colaboração a empresa busca garantir uma jornada de aprendizado que gere valor para todos os envolvidos na cadeia, sempre tendo foco no cliente final.

“As equipes envolvidas neste projeto puderam trabalhar num ambiente colaborativo e focado nas necessidades de quem está no campo”, afirma Oliveira.

“Por isso, desde o piloto, embasamos as nossas ações e decisões para melhorar os resultados dos clientes”, conclui.

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