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Setor de transportes especiais enfrenta déficit de batedores e veículos

Sindipesa

14/12/2011 09h58 | Atualizada em 14/12/2011 12h41

Além da Autorização Especial de Trânsito (AET), um dos requisitos mais importantes para a operação de transportes especiais refere-se ao acompanhamento dos veículos por batedores credenciados e das polícias rodoviárias federal ou estadual.

Por exigência legal, o transporte de cargas especiais exige acompanhamento de pelo menos um batedor credenciado sempre que o conjunto transportador ultrapassar 3,2 metros de largura, 25 metros de comprimento, 5 metros de altura ou 60 toneladas de peso bruto total.

O problema é que as empresas especializadas e as polícias rodoviárias não têm conseguido ajustar suas frotas e contratar profissionais na quantidade necessária para

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Além da Autorização Especial de Trânsito (AET), um dos requisitos mais importantes para a operação de transportes especiais refere-se ao acompanhamento dos veículos por batedores credenciados e das polícias rodoviárias federal ou estadual.

Por exigência legal, o transporte de cargas especiais exige acompanhamento de pelo menos um batedor credenciado sempre que o conjunto transportador ultrapassar 3,2 metros de largura, 25 metros de comprimento, 5 metros de altura ou 60 toneladas de peso bruto total.

O problema é que as empresas especializadas e as polícias rodoviárias não têm conseguido ajustar suas frotas e contratar profissionais na quantidade necessária para atender o aumento explosivo da demanda por serviços de escolta que vem ocorrendo nos últimos anos.

Isso ocorre porque a ampliação das frotas e da oferta dos serviços de batedores credenciados é um processo reconhecidamente lento e burocrático. O resultado é que atualmente as transportadoras encontram muita dificuldade para contratar serviços de escolta, enfrentando longas filas de espera e consequente aumento de custos no cumprimento dos contratos.

 

 

 

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