Construção
Assessoria de Imprensa
16/08/2017 12h11 | Atualizada em 23/08/2017 13h15
O setor metroferroviário brasileiro tem sofrido com as consequências da recessão econômica que assola o país.
A aposta das operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos para enfrentar este cenário é o investimento em manutenção e modernização, tanto de infraestrutura quanto de equipamento.
De acordo com os representantes das operadoras do transporte metroferroviário nacional – entre elas o Metrô SP, CPTM, ViaQuatro, Supervia e MetrôRio, CCR Metrô e Metrô DF –, existe uma oferta importante de novas oportunidades de negócios orientados para manutenção e modernização do sistema como um todo, o que pode retomar a dinâmica comercial da indústria nac
...O setor metroferroviário brasileiro tem sofrido com as consequências da recessão econômica que assola o país.
A aposta das operadoras de transporte de passageiros sobre trilhos para enfrentar este cenário é o investimento em manutenção e modernização, tanto de infraestrutura quanto de equipamento.
De acordo com os representantes das operadoras do transporte metroferroviário nacional – entre elas o Metrô SP, CPTM, ViaQuatro, Supervia e MetrôRio, CCR Metrô e Metrô DF –, existe uma oferta importante de novas oportunidades de negócios orientados para manutenção e modernização do sistema como um todo, o que pode retomar a dinâmica comercial da indústria nacional.
"O ganho em eficiência e a qualificação do serviço oferecido são os benefícios resultantes da ação. O crescimento do setor está intrinsecamente ligado a esse aprimoramento", afirma Joubert Fortes Flores, presidente do Conselho da ANPTrilhos.
“Todas as operações metroferroviárias dependem de uma cultura de manutenção que as indústrias brasileira e latino-americana são capazes de atender”.
Harald Zwetkoff, presidente da ViaQuatro e diretor Institucional e de Sustentabilidade da ANPTrilhos salienta que existe muita oportunidade de crescimento, de modernização, no que tange a inovação em sistemas de automação operacional, dos sistemas de gestão da informação, interoperabilidade, integração de sistemas de bilhetagem, cibersecurity, ganhos de eficiência operacional e energética com equipamentos mais modernos”, explica.
Fontes de negócios
A Trensurb, responsável pelas linhas de trens urbanos no eixo norte da região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, é um dos exemplos de operadoras que já estão trabalhando com foco no investimento em aprimoramento.
O objetivo, além do ganho em eficiência na administração, é a diminuição dos gastos com energia.
“Estamos modernizando as estações, com geração de energia fotovoltaica e promovendo mudanças no sistema de sinalização e a troca de lubrificantes para evitar degradar o meio ambiente. Todos os investimentos estão orientados à manutenção e aprimoramento dos sistemas operacionais vigentes para ganhar eficiência”, explica José Claudio Sicco, diretor da ANPTrilhos e assessor da presidência da Trensurb.
Em São Paulo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está com licitação aberta para manutenção de trens e de via.
Segundo Paulo Magalhães Bento Gonçalves, diretor-presidente da operadora, a licitação de manutenção de via deve ocorrer em março de 2018.
Outra operadora que pretende investir em modernização é a SuperVia, responsável pelas linhas de trens urbanos da região metropolitana do Rio de Janeiro.
O diretor operacional, João Gouveia Ferrão Neto, explica que a recessão afetou o equilíbrio da operadora, o que ocasionou a retração nos projetos de renovação da frota e de infraestrutura e modernização das subestações e sinalização. No entanto, “equacionando a questão da recuperação da demanda, os projetos de investimento de manutenção e modernização serão retomados”.
Com uma das maiores malhas metroferroviárias do país, o Estado de São Paulo, apesar da recessão econômica, possui um panorama positivo, dadas as previsões de investimento e entregas de obras.
Os empreendimentos em andamento das linhas do Metrô somam mais de 35 bilhões em aportes.
O resultado, segundo Conrado Grava de Souza, diretor de planejamento da ANPTrilhos e chefe do núcleo de cooperação técnica do Metrô de São Paulo, são oportunidades para a cadeia de prestadores de serviços e equipamento de sistemas de energia e obras complementares de viadutos e de conclusão de linha, com licitações que devem acontecer ainda este ano.
Para discutir mais a respeito do setor, será realizada em novembro a feira NT Expo – 20ª Negócios nos Trilhos que agrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais.
“A NT serve para evidenciar a importância da adoção de um modal de alta capacidade no transporte urbano. É um evento tradicional e o maior que temos aqui para organizar uma rodada de negócios. É claro que o momento de hoje é difícil, mas temos que estar preparados para quando o momento virar”, afirma Joubert Fortes Flores, presidente da ANPTrilhos.
03 de junho 2019
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