Espaço Sobratema
Assessoria de Imprensa
06/06/2017 14h12 | Atualizada em 14/06/2017 17h42
A mobilidade urbana é um tema que vem sendo debatido de forma constante pela sociedade, pela iniciativa privada e pelo poder público, em especial, as questões relacionadas aos investimentos do poder público, qualidade do transporte público, eficiência dos modais utilizados e implantação de ciclovias.
No entanto, um dos aspectos mais importantes é a mobilidade humana, ou seja, a liberdade da pessoa de ir e vir, com tranquilidade e segurança, por meio de calçadas e avenidas, que possibilitem ela caminhar, pedalar, dirigir ou ser passageiro.
Por reconhecer que esse tema precisa ser debatido com mais ênfase, a Sobratema –
Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, o Sindicato Nacional das Empresa
...A mobilidade urbana é um tema que vem sendo debatido de forma constante pela sociedade, pela iniciativa privada e pelo poder público, em especial, as questões relacionadas aos investimentos do poder público, qualidade do transporte público, eficiência dos modais utilizados e implantação de ciclovias.
No entanto, um dos aspectos mais importantes é a mobilidade humana, ou seja, a liberdade da pessoa de ir e vir, com tranquilidade e segurança, por meio de calçadas e avenidas, que possibilitem ela caminhar, pedalar, dirigir ou ser passageiro.
Por reconhecer que esse tema precisa ser debatido com mais ênfase, a Sobratema –
Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o WRI Brasil promoveram no dia 7 de junho, o painel Mobilidade Humana: Desafio da Infraestrutura Urbana, que marcou a abertura do Sobratema Summit 2017, evento de conteúdo no Brasil nas áreas de construção e meio ambiente, que acontece durante a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos.
O painel trouxe uma discussão sobre os desafios da mobilidade humana e como é possível implementar políticas e projetos que realmente humanizem as cidades brasileiras, levando a transformação de ruas, avenidas e calçadas em ambientes eficientes e inclusivos, para uma convivência entre todas as pessoas, sejam como ciclistas, pedestres, motoristas, ou passageiros.
Neste debate participaram Afonso Mamede, presidente da Sobratema; Elvis Leonardo Cesar, prefeito de Santana de Parnaíba e vice-presidente de Desenvolvimento Econômico e Local da FNP; José Roberto Bernasconi, presidente do Sinaenco; e Luis Antonio Lindau, diretor do WRI Brasil. A mediação foi realizada dos jornalistas Silvério Rocha e Rubens de Almeida.
Lindau apresentou informações sobre a realidade mundial em termos de mobilidade, no qual pedestres e ciclistas estão ganhando cada vez mais espaço ante automóveis, e mostrará que as cidades do Brasil precisam começar a se preparar para enfrentar esse cenário.
Na sequência, Bernasconi abordou sobre a questão humana no planejamento da construção de uma rua ou de uma avenida e da falta de projetos que priorizem esse conceito.
Mamede mostrou que o setor da construção possui tecnologia, materiais, sistemas construtivos e produtos para atender essa demanda.
Por fim, Cesar apresentou o projeto Ruas Completas, que integra o programa VivaCidade e que visa mostrar que é possível projetar e construir ruas sob conceitos de acessibilidade universal.
Projeto Ruas Completas
A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos que inicia hoje (7) apresentará até o dia 9 de junho, no São Paulo Expo, o projeto Ruas Completas, uma iniciativa do Sinaenco, Sobratema, FNP e do WRI Brasil Cidades Sustentáveis, organização internacional que atua em mais de 50 países.
A proposta é apresentar um recorte urbano, onde os visitantes poderão ver uma mostra de excelência em termos de pavimentação, acessibilidade, mobilidade e calçadas.
20 de maio 2019
05 de setembro 2018
25 de julho 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade