Redação
16/05/2022 13h49 | Atualizada em 17/05/2022 13h06
Fabricante e distribuidora de selantes preventivos, a Xtire disponibiliza ao mercado brasileiro a Vacina de Pneu Frota Max, um produto ecologicamente correto que promete vedar furos em pneus de veículos pesados.
Segundo Caio Gansauskas, CEO da Xtire, o selante foi desenvolvido para utilização em veículos como caminhões, ônibus e máquinas OTR de construção, mineração e terraplanagem, além de soluções industriais e agrícolas.
“Um pneu furado é sinônimo de prejuízo, pois diminui a disponibilidade da frota, gera atrasos, queda de produtividade, perda prematura da carcaça e custos para a
...Fabricante e distribuidora de selantes preventivos, a Xtire disponibiliza ao mercado brasileiro a Vacina de Pneu Frota Max, um produto ecologicamente correto que promete vedar furos em pneus de veículos pesados.
Segundo Caio Gansauskas, CEO da Xtire, o selante foi desenvolvido para utilização em veículos como caminhões, ônibus e máquinas OTR de construção, mineração e terraplanagem, além de soluções industriais e agrícolas.
“Um pneu furado é sinônimo de prejuízo, pois diminui a disponibilidade da frota, gera atrasos, queda de produtividade, perda prematura da carcaça e custos para a solução do problema”, ressalta o executivo.
“Quando um pneu fura em uma obra, dificilmente há um borracheiro à disposição, fazendo com que a máquina fique parada por horas até um especialista chegar”, conta.
Feita pela válvula de ar (se o pneu já estiver montado) ou pelo talão (durante a montagem), a aplicação dura toda a vida útil dos pneus, sem necessidade de substituição ou complementos. “A aplicação é preventiva, ou seja, deve ser feita antes de o pneu furar”, orienta Gansauskas.
Com a rotação das rodas, o produto cria uma camada protetora no interior do pneu ou da câmara de ar. “Quando ocorre uma perfuração, a pressão de ar no interior do pneu força as fibras e adesivos presentes no selante para o canal do furo, efetuando a vedação instantânea e definitiva”, garante o CEO. “Quanto maior o pneu, maior será a capacidade de vedação”, explica.
Com fórmula a base de água, o selante possui antioxidantes que previnem a corrosão das partes metálicas de pneus e rodas. Segundo o executivo, o produto também é biodegradável, atóxico e não inflamável, podendo ser removido com água quando o pneu chega ao limite de desgaste.
Além da aplicação padrão, que protege a banda de rodagem, há a opção de proteção total, com maior volume de produto por pneu. Nesse caso, a vacina é aplicada em dose maior, vedando furos em todas as áreas do pneu, incluindo ombros, parede lateral (perfil) e talão, especialmente em equipamentos de baixa velocidade, como os da Linha Amarela.
Além de eliminar paradas, a Vacina também promete redução no consumo de combustível. Um pneu operando com pressão abaixo da recomendada enfrenta maior resistência à rolagem, aumentando o atrito e reduzindo drasticamente a vida útil, além de resultar em maior consumo.
“De acordo com testes realizados por uma empresa de coleta de resíduos, após a aplicação do produto no pneu foi possível observar uma melhora de 5% no consumo e 24% na vida útil dos pneus”, informa o CEO.
“Por conta da pandemia, o valor dos pneus dobrou e o produto ainda está em falta. Enquanto isso, devido ao embate entre Rússia e Ucrânia, o valor do combustível está nas alturas. Então, um produto que consegue gerar economia nesses itens se torna de uso fundamental”, explana o executivo.
Confira no vídeo abaixo como funciona a Vacina de Pneu.
27 de novembro 2024
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