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Scania mantém otimismo moderado para 2022

Montadora projeta aumento de 9% para o mercado de caminhões este ano

Assessoria de Imprensa

22/02/2022 11h00 | Atualizada em 22/02/2022 12h32

Completando 65 anos de Brasil, a Scania apresenta otimismo moderado nos mercados em que atua. Nas projeções, a montadora acompanha a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que prevê crescimento de 10% no mercado total (incluindo caminhões e ônibus), de até 9% em caminhões e de 20% para ônibus isoladamente.

Para os caminhões pesados, o agronegócio deve continuar como o principal impulsionador da demanda. Nessa categoria, a montadora emplacou 15.702 unidades em 2021, crescimento de 80,7% – quase o dobro das 8.690 de 2020. Houve aumento de quatro pontos percentuais na participação (de 19,6% para 23,6%).

No mercado fora de estrada, especificamente, é esperado mais um ano forte na mineração, cana, construção civil e madeira. Em 2021, o volume da marca chegou a 1.007 unidades vendidas para o segmento.

O setor de ônibus, em especial rodoviários, permanece em recuperação após a pandemia. Em motores, há tendência de alta para o segmento industrial e de manutenção do patamar para propulsores de geração de energi

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Completando 65 anos de Brasil, a Scania apresenta otimismo moderado nos mercados em que atua. Nas projeções, a montadora acompanha a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que prevê crescimento de 10% no mercado total (incluindo caminhões e ônibus), de até 9% em caminhões e de 20% para ônibus isoladamente.

Para os caminhões pesados, o agronegócio deve continuar como o principal impulsionador da demanda. Nessa categoria, a montadora emplacou 15.702 unidades em 2021, crescimento de 80,7% – quase o dobro das 8.690 de 2020. Houve aumento de quatro pontos percentuais na participação (de 19,6% para 23,6%).

No mercado fora de estrada, especificamente, é esperado mais um ano forte na mineração, cana, construção civil e madeira. Em 2021, o volume da marca chegou a 1.007 unidades vendidas para o segmento.

O setor de ônibus, em especial rodoviários, permanece em recuperação após a pandemia. Em motores, há tendência de alta para o segmento industrial e de manutenção do patamar para propulsores de geração de energia, com aumento da procura por soluções a gás.

A evolução da agenda da sustentabilidade segue em foco para a montadora, que superou a marca de 600 caminhões a gás comercializados em 2021 e acaba de anunciar a venda dos primeiros veículos movidos a GNL (gás natural liquefeito) para a Morada Logística.

“Teremos em 2022 um dos períodos mais importantes da marca no país. Um dos presentes de aniversário de 65 anos é que o Brasil acaba de se tornar uma região independente dentro da estrutura comercial global da Scania. Ou seja, passamos a responder diretamente para a Suécia, separadamente da América Latina”, afirma Fábio Souza, novo vice-presidente e diretor-geral das operações comerciais da Scania no Brasil.

Em serviços, o diretor da área, Marcelo Montanha, acredita em um novo ano recorde, com crescimento de 29% nas vendas dos programas de manutenção Scania (PMS) e de 27% no portfólio (carteira de planos ativos). “Para 2022, as duas principais metas serão superar o exercício passado, o melhor ano da história de serviços em muitos indicadores, e preparar a rede para a chegada da linha Euro 6”, ressalta o executivo.

“Pretendemos também chegar a 70 mil veículos conectados (alta superior a 30%), inaugurar 15 pontos de atendimento, continuar a padronização e digitalização da rede e subir a participação de planos de manutenção nos veículos novos de 55% para 65%, sendo 70% deste total de programas flexíveis”, completa.

Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia, as perspectivas em 2022 são de leve alta nas vendas, mantendo a liderança nos segmentos de atuação. “Acreditamos num mercado de geração de energia nos mesmos níveis do ano passado”, diz a empresa.

Confira a cobertura completa na edição de março da Revista M&T.

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