O Estado de S.Paulo
11/09/2023 13h03 | Atualizada em 11/09/2023 13h31
A Scania está testando na Suécia um caminhão híbrido capaz de rodar 5 mil km sem reabastecer. Para isso, o conjunto inclui um semirreboque com painéis solares. Dessa forma, além de reduzir as emissões de poluentes, o caminhão tem menor custo operacional.
Para isso, a Scania fez parceria com universidades e transportadores. Bem como com empresas do setor de energia limpa. Conforme a marca, o semirreboque é coberto de painéis solares. Trata-se de um projeto que teve início há dois anos e conta com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova.
Com isso, foi possível comprovar que o uso de painéis so
...A Scania está testando na Suécia um caminhão híbrido capaz de rodar 5 mil km sem reabastecer. Para isso, o conjunto inclui um semirreboque com painéis solares. Dessa forma, além de reduzir as emissões de poluentes, o caminhão tem menor custo operacional.
Para isso, a Scania fez parceria com universidades e transportadores. Bem como com empresas do setor de energia limpa. Conforme a marca, o semirreboque é coberto de painéis solares. Trata-se de um projeto que teve início há dois anos e conta com financiamento da agência sueca de inovação Vinnova.
Com isso, foi possível comprovar que o uso de painéis solares reduz significativamente o custo com energia. Para isso, foi utilizado um cavalo-mecânico híbrido, com cabine R e configuração 6x2. Conforme a Scania, o caminhão com sistema plug-in tem potência total de 560 cv.
No caminhão, há baterias de 100 kWh no caminhão e de 200 kWh na carreta. Por sua vez, os painéis têm capacidade máxima de 13,2 kWp. De acordo com a Scania, o conjunto pode fornecer 8 mil kWh por ano quando operados na Suécia. Ou seja, um país com baixa incidência solar.
Para isso, os painéis estão montados no teto e nas laterais do semirreboque. O equipamento tem quatro eixos e 18 metros de comprimento. Juntos, os painéis solares têm cerca de 100 m². Assim, em locais ensolarados, como o sul da França, a autonomia pode chegar a 5 mil km, conforme a Scania.
Prática – Seja como for, o caminhão está em teste em operações regulares da empresa sueca Ernsts Express AB. Com isso, a Scania busca dados para comparar os custos de operação. Porém, estudos iniciais indicam que há vantagem na comparação com caminhões a diesel. Bem como a elétricos a bateria.
Além disso, a energia gerada no caminhão vai poder ser usada para abastecer a rede de distribuição. Dessa forma, pode atender empresas e residências, por exemplo. Isso pode ser feito durante o período em que o caminhão fica parado para carregar e descarregar mercadorias.
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