P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
SUSTENTABILIDADE
Voltar

Scania fomenta economia circular

Empresa se une à iniciativa que integra pessoas e organizações empenhadas com a transição da economia linear para a circular

Assessoria de Imprensa

05/09/2022 17h52 | Atualizada em 06/09/2022 09h41

Uniformes descartados que viram matéria-prima para o revestimento de cabinas de caminhões, caixas de madeira que iriam para o lixo e se tornam novas embalagens de peças.

Camisas promocionais que viraram máscaras e geraram renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, uniformes que seriam incinerados e foram transformados em cobertores para pessoas em situação de rua.

Essas são algumas iniciativas da Scania Latin America para reduzir impacto ambiental, transformando passivo ambiental em ativo econômico e de impacto positivo para a sociedade.

“Nossas ações de reaproveitamento de resíduos da fábri

...

Uniformes descartados que viram matéria-prima para o revestimento de cabinas de caminhões, caixas de madeira que iriam para o lixo e se tornam novas embalagens de peças.

Camisas promocionais que viraram máscaras e geraram renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social, uniformes que seriam incinerados e foram transformados em cobertores para pessoas em situação de rua.

Essas são algumas iniciativas da Scania Latin America para reduzir impacto ambiental, transformando passivo ambiental em ativo econômico e de impacto positivo para a sociedade.

“Nossas ações de reaproveitamento de resíduos da fábrica ou de reuso de materiais colocam o pensamento circular no centro de nossa estratégia de sustentabilidade. É apenas o começo, porque a ambição é ir mais longe”, explica Patricia Acioli, responsável por Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Scania Latin America.

Em direção a esse objetivo, a Scania anunciou na semana passada a adesão ao Movimento Circular, formalizada durante o Circular Experience, evento realizado pelo Movimento Circular em parceria com a cooperativa de coleta seletiva Coopercaps e participação da comunidade para a construção de um mundo sem lixo.

“Fomos a primeira fabricante de veículos pesados a ter as metas para reduzir emissões aprovadas pelo Science Based Targets initiative (SBTi). Buscar parceiros de credibilidade e compromissos públicos são formas de gerar valor para nosso negócio. Agora, como membro do Movimento Circular, iremos contribuir para fortalecer a cultura e a prática da circularidade dentro e fora da Scania”, diz Patricia.

O Movimento Circular foi criado há dois anos e se transformou na maior iniciativa aberta de educação para economia circular da América Latina e referência no assunto para o mundo. Nesse período, foram realizadas mais de 50 ações em conjunto com 48 parceiros no Brasil, México, Argentina e Colômbia, impactando mais de 709 mil pessoas.

“Temos construído caminhos para um mundo livre de lixo com a colaboração de parceiros e embaixadores em vários países e queremos que essa rede se amplie cada vez mais. A chegada de parceiros como a Scania é um passo importante para que o conceito de economia circular chegue a diferentes públicos e inspire outras indústrias”, destaca Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular.

Jornada – Uma das principais metas da Scania até 2025 é reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa das operações industriais e comerciais do grupo. Para alcançá-las, a empresa estabeleceu seis metas ambientais corporativas e, entre essas metas, está o compromisso de reduzir 50% a geração de resíduos não reciclados por unidade produzida (ou 25% em valores absolutos) e reduzir 40% no uso de água por unidade produzida.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E