Assessoria de Imprensa
06/01/2025 14h30
A Sandvik Mining and Rock Solutions apresentou na MINExpo International 2024 sua nova tecnologia de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para equipamentos elétricos de perfuração subterrânea.
Com este lançamento, a empresa completa a integração da tecnologia LFP em toda a sua linha de produtos para mineração subterrânea, abrangendo perfuração, carregamento e transporte, reforçando seu compromisso com eficiência, segurança e sustentabilidade nas operações subterrâneas.
A adoção de equipamentos movidos a bateria não apenas melhora o desempenho e a eficiência, mas
...A Sandvik Mining and Rock Solutions apresentou na MINExpo International 2024 sua nova tecnologia de baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP) para equipamentos elétricos de perfuração subterrânea.
Com este lançamento, a empresa completa a integração da tecnologia LFP em toda a sua linha de produtos para mineração subterrânea, abrangendo perfuração, carregamento e transporte, reforçando seu compromisso com eficiência, segurança e sustentabilidade nas operações subterrâneas.
A adoção de equipamentos movidos a bateria não apenas melhora o desempenho e a eficiência, mas também representa um avanço significativo no cumprimento das metas globais de redução de emissões e na promoção de operações mais sustentáveis.
Com uma composição química mais segura e durável, as baterias LFP foram projetadas para enfrentar condições extremas, oferecendo maior resistência a efeitos térmicos e reduzindo os riscos de incêndios e emissões de gases.
“Outro grande diferencial dessa tecnologia é a eficiência: após alguns testes realizados, conseguimos aumentar a produtividade com uma recarga 55% mais rápida, aumento de 36% na energia utilizável e um deslocamento até 50% maior por ciclo de carga”, explica Bruno Rezende, especialista em aplicação de equipamentos da Sandvik.
Além disso, a utilização de equipamentos movidos a bateria é uma aliada na redução de custos operacionais.
Segundo Rezende, a economia é significativa principalmente devido à diminuição da necessidade de ventilação, o que contribui para uma operação mais sustentável e econômica.
Outro ponto destacado é o sistema “Charge While Drilling” que recarrega as baterias enquanto o equipamento está em operação conectado à rede elétrica, ou seja, não sendo necessário mudanças na infraestrutura da mina
A nova tecnologia também está alinhada às metas globais de sustentabilidade da Sandvik, promovendo a redução das emissões de carbono, com o objetivo de alcançar a neutralidade climática.
“O impacto ambiental é minimizado, desde o descarte responsável das baterias até a reutilização das células em outras aplicações secundarias, onde estão sendo realizados estudos piloto para estas aplicações juntamente com clientes e parceiros. A Sandvik se compromete com um ciclo de vida sustentável para seus produtos”, acrescenta Rezende.
Além disso, a empresa oferece suporte contínuo aos clientes por meio de programas pós-venda especializados. Isso inclui treinamento para as melhores práticas de armazenamento e manutenção das baterias, garantindo a eficiência e prolongando sua vida útil, até mesmo programas de reciclagem das baterias.
Segundo o executivo, o mercado brasileiro já apresenta potencial para essa tecnologia, especialmente em operações subterrâneas, áreas onde a redução de emissões é uma prioridade.
“Nosso intuito é oferecer soluções que atendam às necessidades locais e que coloquem o Brasil no mapa da inovação em mineração sustentável”, conclui Rezende.
06 de janeiro 2025
06 de janeiro 2025
06 de janeiro 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade