Construção
Assessoria de Imprensa
23/07/2014 11h33 | Atualizada em 30/07/2014 20h23
As recentes concessões de rodovias brasileiras à iniciativa privada geram a expectativa de modernização das vias, que ainda utilizam materiais antigos e sofrem com a falta de dispositivos de segurança testados e certificados. Mas este cenário está começando a mudar com a chegada de novos produtos ao mercado nacional.
“Nos últimos três anos, com a resolução da ONU que visa a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, aumentou o debate sobre a segurança nas rodovias brasileiras. Outra ação que vai impulsionar melhorias no setor é a revisão da norma ABNT NBR 15486, que incluirá o uso de equipamentos testados e certificados e deve ficar pronta até o final de 2014”, afi
...As recentes concessões de rodovias brasileiras à iniciativa privada geram a expectativa de modernização das vias, que ainda utilizam materiais antigos e sofrem com a falta de dispositivos de segurança testados e certificados. Mas este cenário está começando a mudar com a chegada de novos produtos ao mercado nacional.
“Nos últimos três anos, com a resolução da ONU que visa a reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, aumentou o debate sobre a segurança nas rodovias brasileiras. Outra ação que vai impulsionar melhorias no setor é a revisão da norma ABNT NBR 15486, que incluirá o uso de equipamentos testados e certificados e deve ficar pronta até o final de 2014”, afirma Flávio Patané, gerente de dispositivos certificados para segurança viária da Armco Staco.
Uma das novidades que a Armco Staco está trazendo para o Brasil é o dispositivo de contenção longitudinal tipo Safence da Blue System, que proporciona proteção aos usuários da via ao conter o veículo durante o impacto, absorver a energia da colisão e, em seguida, redirecionar o veículo com um ângulo de saída seguro, de volta para a pista.
“Este sistema é composto por postes e cabos de aço tensionados e sua grande vantagem em relação a outros dispositivos testados e certificados é a rapidez de instalação e manutenção. O Safence da Blue System é ensaiado de acordo com as normas europeia EN-1317, nível N2 e H1, e americana NCHRP 350, níveis TL-3 e TL-4”, explica Patané.
A empresa também produz – em suas fábricas no Rio de Janeiro, Guarulhos e Resende – defensas metálicas certificadas pela norma europeia EN-1317, com diversos modelos adequados a cada tipo de rodovia. Na ViaLagos, por exemplo, o material está sendo instalado na divisória de proteção entre as pistas com o objetivo de proporcionar mais segurança aos usuários da rodovia.
“Até o momento, as defensas já foram instaladas em 20% da rodovia e a previsão é que toda a extensão da estrada, com 57 km, esteja pronta até setembro deste ano. A segregação das pistas vai evitar os acidentes com colisões frontais e transversais”, explica Paulo Afonso Junqueira Lopes, sócio da empresa JL Representações, que representa a Armco Staco perante a ViaLagos.
03 de junho 2019
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