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Rio Tinto converte frota para diesel renovável em mina a céu aberto

Motores mtu a HVO alimentam maquinário pesado em mina de extração de bórax na Califórnia

Assessoria de Imprensa

05/06/2023 07h23 | Atualizada em 05/06/2023 13h50

Controlada pela Rio Tinto, a U.S. Borax tornou-se a primeira mina a céu aberto do mundo a mudar completamente o maquinário pesado para diesel renovável.

A mineradora adotou motores mtu da Série 4000 em caminhões basculantes e carregadeiras de rodas que mostram desempenho convincente com diesel renovável (Hydrotreated Vegetable Oil – HVO).

Até o ano passado, a Rolls-Royce realizou testes de conversão em um caminhão basculante na mina, nos quais contou com a colaboração da fabricante de combustíveis Neste, que forneceu o diesel sintético MY Renewable Diesel.

Até o momento, já foram realizadas 2.000 h de operação, demonstrando que – segundo a Rolls-Royce – os motores movidos a diesel renovável oferecem desempenho e confiabilidade semelhantes aos do diesel fóssil.

O biocombustível é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável e 100% renováveis, como óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal, podendo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 75% durante o ciclo de vida em comparação

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Controlada pela Rio Tinto, a U.S. Borax tornou-se a primeira mina a céu aberto do mundo a mudar completamente o maquinário pesado para diesel renovável.

A mineradora adotou motores mtu da Série 4000 em caminhões basculantes e carregadeiras de rodas que mostram desempenho convincente com diesel renovável (Hydrotreated Vegetable Oil – HVO).

Até o ano passado, a Rolls-Royce realizou testes de conversão em um caminhão basculante na mina, nos quais contou com a colaboração da fabricante de combustíveis Neste, que forneceu o diesel sintético MY Renewable Diesel.

Até o momento, já foram realizadas 2.000 h de operação, demonstrando que – segundo a Rolls-Royce – os motores movidos a diesel renovável oferecem desempenho e confiabilidade semelhantes aos do diesel fóssil.

O biocombustível é produzido a partir de matérias-primas de origem sustentável e 100% renováveis, como óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal, podendo reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 75% durante o ciclo de vida em comparação ao diesel fóssil.

De acordo com a empresa, a expectativa é que a mudança para diesel renovável reduza as emissões de CO2 em até 45.000 t/ano na operação, o equivalente às emissões anuais de cerca de 9.600 automóveis.

Além disso, o HVO é um combustível drop-in, o que significa que pode ser usado sem alterações no hardware ou no software do motor.

Com base nos resultados, a parceria continuou a trabalhar para converter totalmente a frota de máquinas pesadas para diesel sustentável, incluindo desde caminhões de transporte até carregadeiras de rodas e soluções de jateamento.

"Trata-se de uma excelente amostra do que acontece quando parceiros internos e externos colaboram para atingir uma meta de redução de carbono”, comenta Sinead Kaufman, diretora executiva da Rio Tinto Minerals.

“O apoio do estado da Califórnia também foi importante, pois sem sua visão isso não teria sido possível", observa.

Para o diretor global da unidade de negócios Power Systems da Rolls-Royce, Cobus van Schalkwyk, a conversão da primeira mina a céu aberto para HVO representa um marco importante para a indústria.

“Estamos prontos para o futuro das minas com outras ofertas sustentáveis, como soluções de remanufatura ou remotorização para veículos e microrredes de energia", afirma o executivo.

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