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Recicladora da Wirtgen atua em obra de profundidade total nos EUA

O cenário da primeira operação de recuperação em profundidade total (FDR, Full Depth Reclamation) nas estradas do Departamento de Transportes da Carolina do Sul (DOT) foi a Highway 123 de quatro pistas, em Pickens County

Assessoria de Imprensa

29/09/2020 11h00 | Atualizada em 29/09/2020 13h07

A nova W 380 CRi da Wirtgen, atua em uma obra de reabilitação de uma rodovia a uma profundidade de 20 cm em uma única passada e sem bloquear o fluxo de trânsito.

O cenário da primeira operação de recuperação em profundidade total (FDR, Full Depth Reclamation) nas estradas do Departamento de Transportes da Carolina do Sul (DOT) foi a Highway 123 de quatro pistas, em Pickens County.

O projeto de construção também seria utilizado para ampliar a pista para 4,40 m. “Para isso, fresamos primeiro 60 cm da borda interna da pista que margeia a via expressa”, conta Mike Crenshaw, presidente da empreiteira King Asphalt, Inc., de Libert

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A nova W 380 CRi da Wirtgen, atua em uma obra de reabilitação de uma rodovia a uma profundidade de 20 cm em uma única passada e sem bloquear o fluxo de trânsito.

O cenário da primeira operação de recuperação em profundidade total (FDR, Full Depth Reclamation) nas estradas do Departamento de Transportes da Carolina do Sul (DOT) foi a Highway 123 de quatro pistas, em Pickens County.

O projeto de construção também seria utilizado para ampliar a pista para 4,40 m. “Para isso, fresamos primeiro 60 cm da borda interna da pista que margeia a via expressa”, conta Mike Crenshaw, presidente da empreiteira King Asphalt, Inc., de Liberty, Carolina do Sul, explicando o trabalho preparatório com duas fresadoras a frio da Wirtgen.

Só então é que o conjunto de reciclagem a frio foi colocado em ação, com a W 380 CRi na dianteira.

“A recicladora a frio sobre esteiras fresou o pavimento danificado a uma largura de 3,80 m a uma profundidade de 20 cm em uma única passada. Ao mesmo tempo, ela granulou o material enquanto misturava 2,3% de espuma de asfalto, 1% de cimento pré-aplicado e 3 a 4% de água”, comenta Mark Stahl, diretor de produtos de reciclagem do Wirtgen Group na América do Norte.

“Com a FDR, a estabilização das camadas recicladas com espuma de asfalto confere à sub-base a resistência estrutural para suportar cargas recorrentes durante décadas”, explica Stahl.

Formulação
O fator decisivo, acima de tudo, é a concepção da mistura. Isso significa que a quantidade apropriada de ligante é determinada.

Assim, foram testadas seis amostras diferentes de material com os equipamentos de laboratório da Wirtgen – a unidade de laboratório para espuma de asfalto WLB 10 S e o misturador de laboratório WLM 30 – a fim de definir a composição indicada da mistura para esse projeto.

Ao final da reabilitação estrutural, a potente W 380 CRi havia reciclado mais de 102 mil toneladas de asfalto de uma forma ecológica e de alta qualidade com a fórmula correta.

Além disso, explica o executivo da Wirtgen, a W 380 CRi é capaz de recuperar superfícies de estradas que ultrapassam as larguras de trabalho disponíveis de 3,20 m, 3,50 m e 3,80 m. Neste caso, a recicladora recolhe o material previamente fresado lateralmente por uma fresadora a frio e o adiciona ao processo de mistura.

“Graças a uma capacidade de mistura de até 800t/h em combinação com a descarga de material na traseira alimentando uma vibroacabadora com o sistema de silo de armazenamento adequado, até mesmo superfícies de estradas muito largas podem ser reabilitadas em uma única passada’, finaliza.

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