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Receita da Manitou cresce 28% em 2022

Desempenho da divisão de produtos foi afetado pela inflação e por tensões na cadeia de abastecimento, diz a fabricante

Assessoria de Imprensa

02/03/2023 17h10 | Atualizada em 06/03/2023 15h50

Em comunicado divulgado no dia 2 de março à imprensa, a Manitou relata receita de 1,9 bilhão de euros em 2022, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

A margem de vendas da divisão de produtos chegou a 204,1 milhões de euros, ou 9% abaixo do ano anterior. Como porcentagem, a margem se deteriorou em 4,2 pontos, impactada pela inflação em matérias-primas e energia.

Dada a extensão da carteira de pedidos, os expressivos aumentos nos preços tiveram um efeito apenas parcial em 2022, sendo que o elevado faturamento obtido no 4º trimestre se refere a pedidos antigos, com margens mais baixas, relata a companhia.

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Em comunicado divulgado no dia 2 de março à imprensa, a Manitou relata receita de 1,9 bilhão de euros em 2022, o que representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior.

A margem de vendas da divisão de produtos chegou a 204,1 milhões de euros, ou 9% abaixo do ano anterior. Como porcentagem, a margem se deteriorou em 4,2 pontos, impactada pela inflação em matérias-primas e energia.

Dada a extensão da carteira de pedidos, os expressivos aumentos nos preços tiveram um efeito apenas parcial em 2022, sendo que o elevado faturamento obtido no 4º trimestre se refere a pedidos antigos, com margens mais baixas, relata a companhia.

Segundo a fabricante, o crescimento foi afetado por tensões na cadeia de abastecimento e, no início do ano, pela crise sanitária.

Durante o ano, os esforços concentraram-se na aceleração da produção, gestão da cadeia de abastecimento, investimentos em P&D e expansão de capacidade das operações na França e nos Estados Unidos.

Com a continuação dos programas de inovação, os custos de P&D aumentaram em 7,6 milhões de euros, buscando atingir os objetivos de descarbonização do grupo.

Impactados pela inflação, os custos operacionais aumentaram em 18% (+19,7 milhões de euros), especialmente para apoiar projetos. Assim, a receita operacional da divisão de produtos caiu 47,6 milhões de euros (-52%), para 43,7 milhões de euros (ou 2,2% da receita), em comparação com 91,3 milhões de euros registrados em 2021 (5,9% da receita).

Já a divisão de Serviços & Soluções (S&S) registrou crescimento de 15% na receita, beneficiando-se da forte demanda, mas com tensões sobre a disponibilidade e preços de peças de reposição.

Os negócios cresceram em todas as regiões geográficas, particularmente nas Américas e no Norte da Europa, bem como em todas as atividades, em particular com máquinas usadas.

A margem de vendas aumentou em 15,7 milhões de euros (+17%), indo a 108,2 milhões de euros na comparação com 2021. O aumento é explicado pelo crescimento das atividades e uma melhora de 0,5 ponto na margem.

A política de preços permitiu à divisão limitar o impacto da inflação. As despesas administrativas, de vendas, marketing e serviços foram contidas em um ambiente inflacionário, com um aumento de 10,9% (+6,6 milhões de euros).

Como resultado, a rentabilidade da divisão chegou a 41 milhões de euros (10,5% da receita), um aumento de 8,5 milhões de euros em relação ao ano fiscal de 2021 (32,5 milhões de euros, ou 9,6% da receita).

"O ano de 2022 foi marcado por um forte crescimento das receitas, em um contexto de mercados muito dinâmicos e uma carteira de pedidos muito profunda”, diz Michel Denis, presidente e CEO da Manitou.

“As tensões na cadeia de abastecimento e a inflação foram muito fortes durante o ano. Mas o compromisso das equipes nos permitiu superar as dificuldades e acelerar significativamente a produção.”

Segundo o executivo, a inflação se refletiu nos preços, causando um efeito de defasagem temporal devido à amplitude da carteira de pedidos. “Essa situação causou um aperto cíclico significativo nas margens. A receita operacional recorrente foi de 84,6 milhões de euros, ou 3,6% da receita”, ele informa.

“A demanda e a robustez da carteira de pedidos permitem antecipar um crescimento de cerca de 20% na receita em 2023, com um aumento percentual na receita operacional de cerca de 100 pontos, graças à melhora prevista para o 2º semestre", projeta Denis.

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