Assessoria de imprensa
28/08/2025 11h16 | Atualizada em 28/08/2025 15h19
Em uma operação cinematográfica no Monte Niesen, na Suíça, a construtora Marti AG Bern precisou transportar a vibroacabadora Vögele Mini 500 por meio de teleférico até uma estação e, depois, abastecê-la com massa asfáltica usando um helicóptero.
A ação foi necessária para executar a reabilitação da via que conecta a estação ao restaurante instalado na montanha, ajudando assim a preparar o famoso destino turístico ao sul do Lago Thun para a próxima temporada de verão.
Com 2.362 m de altura, o Monte Niesen está localizado na região do Oberland Bern&ec
...Em uma operação cinematográfica no Monte Niesen, na Suíça, a construtora Marti AG Bern precisou transportar a vibroacabadora Vögele Mini 500 por meio de teleférico até uma estação e, depois, abastecê-la com massa asfáltica usando um helicóptero.
A ação foi necessária para executar a reabilitação da via que conecta a estação ao restaurante instalado na montanha, ajudando assim a preparar o famoso destino turístico ao sul do Lago Thun para a próxima temporada de verão.
Com 2.362 m de altura, o Monte Niesen está localizado na região do Oberland Bernês, também conhecida como “Pirâmide dos Alpes”.
Sob condições difíceis de neve, vento e frio, a vibroacabadora
Vögele Mini 500 foi usada para recuperar e pavimentar vias na Suíça
Logística – A longa rota de 170 m é usada para o transporte de alimentos e bebidas e, na alta temporada, chega a ser frequentada por cerca de 1.000 pessoas por dia.
Como o cume do Niesen é acessível somente por teleférico ou helicóptero, a logística da obra representou um desafio e tanto para as equipes.
Devido aos requisitos de qualidade, a camada precisava ser pavimentada de maneira mecânica em uma largura de 1,8 a 4,3 m.
Além disso, as condições climáticas não ajudavam, com as baixas temperaturas permitindo realizar a operação somente durante o dia, em uma janela muito curta de trabalho.
Equipada com mesa extensível AB 135, a máquina pavimentou
uma camada de superfície de 4 cm em uma largura de 1,8 m
Mas as características compactas do menor modelo do portfólio da Vögele permitiram ainda a adoção de uma ousada logística operacional.
Com comprimento de transporte de 2,6 m, largura de 0,9 m e peso de 1,4 t, a vibroacabadora Mini 500 é compacta o bastante para permitir o uso de redes de transporte a cabo em uma das vias teleféricas mais longas do mundo, que apresenta inclinação de até 68%.
“Antes mesmo de começar a pavimentação, a operação já foi espetacular”, disse o encarregado Iwan Hachen, da Marti AG Bern.
“Transportar uma pavimentadora por teleférico também não é algo comum para nós”, acrescentou Iwan Hachen, também da equipe de pavimentação
Helicóptero – Mas as exigências não terminaram aí, pois a construtora precisou ainda usar um helicóptero para entregar os materiais.
Somente desse modo foi possível transportar asfalto quente com a maior rapidez possível até a vibroacabadora.
O helicóptero recebeu o material de um caminhão posicionado a cerca de 700 metros abaixo do canteiro, transferindo diretamente para a tremonha da vibroacabadora, em intervalos de 4 min.
O helicóptero precisou entregar a mistura em ciclos de
4 min para abastecer a pavimentadora de forma constante
Equipada com mesa extensível AB 135, incluindo extensões fixas, a máquina pavimentou uma camada de superfície de 4 cm em uma largura de 1,8 m – incluindo várias faixas em alguns trechos.
“A transferência de material em intervalos regulares permitiu um processo de pavimentação constante, finalizando os trabalhos em apenas dois dias, incluindo a pavimentação do acostamento”, celebrou a Marti AG Bern no cume gelado da montanha.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade