Estradão / O Estado de S.Paulo
11/01/2022 11h00
A produção nacional de caminhões somou 158,8 mil unidades em 2021. Com esse resultado, as fabricantes reportaram aumento de 74,6% na comparação com 2020, quando saíram das linhas de montagem 90,9 mil unidades. Os números são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com o presidente da entidade, Luis Carlos Moraes os números refletem os esforços que as empresas precisaram fazer para driblar os gargalos referentes a inflação de insumos. E também a falta de materiais. Principalmente os que interferem diretamente na produtividade das fábricas.
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...A produção nacional de caminhões somou 158,8 mil unidades em 2021. Com esse resultado, as fabricantes reportaram aumento de 74,6% na comparação com 2020, quando saíram das linhas de montagem 90,9 mil unidades. Os números são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
De acordo com o presidente da entidade, Luis Carlos Moraes os números refletem os esforços que as empresas precisaram fazer para driblar os gargalos referentes a inflação de insumos. E também a falta de materiais. Principalmente os que interferem diretamente na produtividade das fábricas.
"A recuperação foi possível porque conseguimos trabalhar junto aos fornecedores e as matrizes para conseguir reduzir impactos de falta de materiais."
Os números da Anfavea mostram ainda que em dezembro a indústria fabricou 12,4 mil caminhões, alta, portanto, de 18,2% sobre dezembro do ano anterior.
A expectativa de produção de veículos pesados para 2022 é de crescimento. Segundo projeções da entidade, no acumulado de janeiro a dezembro, as empresas deverão produzir 192 mil veículos. Sendo a maioria caminhões. Se a expectativa for cumprida, haverá um aumento de 8,2% sobre a produção de 2021.
Para chegar a esse volume, no entanto, as fábricas devem enfrentar alguns desafios. Esse é o caso do aumento do custo de produção, a continuidade da alta carga tributária, menor oferta de insumos e a extensão da crise sanitária.
Por outro lado, o cenário positivo para o agronegócio fortalece as projeções da indústria de caminhões. De acordo com as estimativas iniciais, a safra de grãos deverá render 290 milhões de toneladas.
Desempenho – O maior volume de produção em 2021 foi a de caminhões pesados. No acumulado de janeiro a dezembro, as montadoras fabricaram 78.905 unidades.
Segundo os dados da Anfavea, o volume é 78,7% superior a 2020, quando as montadoras fabricaram 44.097 pesados.
Em seguida, aparecem os caminhões semipesados, com 46.172 unidades. Alta, portanto, de 69,7% sobre a produção de 2021 que somou 27.212 caminhões semipesados.
A produção de médios foi de 7.390 unidades, avanço de 72,2% sobre as 4.291 unidades do ano anterior.
As montadoras fabricaram 24.429 caminhões leves, avanço de 66% sobre a produção de 2021 (14.717). Por fim, os semileves somaram produção total de 2.014 unidades, aumento de 225,4% sobre as 619 unidades de 2020.
27 de novembro 2024
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