Automotive Business
12/12/2022 08h05 | Atualizada em 12/12/2022 13h44
A produção nacional de veículos pesados de janeiro a novembro somou 177,3 mil unidades. O total alcançado nos 11 meses inclui caminhões, ônibus e ficou apenas 700 unidades abaixo da projeção para todo o ano, de 178 mil veículos.
O último mês do ano terá a produção impactada por férias coletivas e pelo Mundial de Futebol, mas é possível imaginar ao menos 13 mil unidades fabricadas em dezembro. Se essa estimativa se confirmar, a produção de veículos pesados crescerá cerca de 7% sobre 2021.
A alta nos pesados foi puxada pelos ônibus, que no acumulado até novembro ti
...A produção nacional de veículos pesados de janeiro a novembro somou 177,3 mil unidades. O total alcançado nos 11 meses inclui caminhões, ônibus e ficou apenas 700 unidades abaixo da projeção para todo o ano, de 178 mil veículos.
O último mês do ano terá a produção impactada por férias coletivas e pelo Mundial de Futebol, mas é possível imaginar ao menos 13 mil unidades fabricadas em dezembro. Se essa estimativa se confirmar, a produção de veículos pesados crescerá cerca de 7% sobre 2021.
A alta nos pesados foi puxada pelos ônibus, que no acumulado até novembro tiveram 29,9 mil unidades produzidas, registrando crescimento superior a 70% na comparação com iguais meses do ano passado.
Os caminhões somaram 147,4 mil unidades, superando em 0,7% os mesmos 11 meses do ano passado. Os números foram divulgados na semana passada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
“A produção desses veículos traz desafios importantes por causa da instabilidade ainda muito alta na cadeia produtiva”, afirma o vice-presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, referindo-se à escassez de semicondutores e de outros componentes que prejudicaram as fábricas em 2022, como chicotes elétricos e pneus.
“A produção acumulada foi relevante e dezembro ainda deve trazer números importantes”, estima o executivo. A análise isolada de novembro mostra 15,1 mil caminhões fabricados e leve queda de 3% ante outubro. As montadoras instaladas no país também produziram quase 3 mil ônibus em novembro, total apenas 5% que o do mês anterior.
Exportações – Nestes 11 meses, as vendas externas de caminhões e ônibus somaram 28,3 mil unidades, superando em 4,7% a projeção de 27 mil veículos para todo o ano de 2022. O resultado aqui também foi puxado pelos ônibus: foram 4,8 mil unidades nestes 11 meses, indicando alta de 32,7% pela comparação interanual.
Os dados da Anfavea mostram que o envio de ônibus rodoviários cresceu mais de 80% no período, indicando recuperação no turismo e em viagens de longa distância.
A exportação de caminhões acumula alta de 12,9%. De janeiro a novembro o Brasil enviou ao exterior 23,4 mil unidades. Os caminhões pesados (com Capacidade Máxima de Tração superior a 45 toneladas) responderam por mais de 13 mil unidades, ou 56% dos embarques.
Emplacamentos – A projeção da Anfavea para os caminhões foi de 128 mil unidades vendidas em 2022, mas o acumulado até novembro mostra 114,2 mil veículos licenciados. Em dezembro devem ser emplacados 10,5 mil caminhões.
Com isso o mercado fechará o ano com 124,7 mil unidades e ligeira queda de 3,3% na comparação com 2021.
25 de novembro 2024
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