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Ponte da Barra da Tijuca ganha últimos retoques

Após fechamento do vão central, com 131 metros de extensão, a estrutura será pavimentada e passará por testes

Portal da Copa

21/08/2013 10h56 | Atualizada em 23/08/2013 13h20

A ponte estaiada da Barra da Tijuca, com 45 metros de altura, está sendo construída em duas metades.

A ponte que ligará as Avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno teve seu último vão fechado e concretado, tornando-se uma estrutura única – o chamado vão central – com 131 metros de extensão e por onde passará o Ligeirão da TransCarioca.

No total, segundo Igor de Oliveira, engenheiro responsável pela ponte, contando com os acessos, ela terá 213 metros de comprimento. O fim desta fase do trabalho não significa a conclusão da ponte, restando os testes dos estais e a pavimentação das duas pistas por onde passarão os Ligeirões (feitas em concreto), além das outras duas

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A ponte estaiada da Barra da Tijuca, com 45 metros de altura, está sendo construída em duas metades.

A ponte que ligará as Avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno teve seu último vão fechado e concretado, tornando-se uma estrutura única – o chamado vão central – com 131 metros de extensão e por onde passará o Ligeirão da TransCarioca.

No total, segundo Igor de Oliveira, engenheiro responsável pela ponte, contando com os acessos, ela terá 213 metros de comprimento. O fim desta fase do trabalho não significa a conclusão da ponte, restando os testes dos estais e a pavimentação das duas pistas por onde passarão os Ligeirões (feitas em concreto), além das outras duas faixas para veículos.

Oliveira explica que a regulagem dos 56 estais é uma tarefa que exige tempo, já que é feita um a um.

“Construída sobre o rio Camori, a ponte estaiada é uma estrutura mais complexa do que aparenta. Considerada uma obra de arte, ela não possui pilares sobre as águas e é suspensa pelos famosos estais, tudo isso para preservar o meio ambiente e garantir a navegabilidade local”, diz.

Além da parte estaiada em si, a ponte possui também seus acessos, tendo como base vigas de concreto de 24 metros e 36 metros de comprimento, sobre as quais são colocadas as pistas propriamente ditas. Construídas em um canteiro próximo, elas são acondicionadas em caminhões e seguem até a ponte.

 

 

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