Assessoria de Imprensa
01/09/2025 07h05
Em pouco mais de dois meses, a plataforma Maquinalista atingiu a marca de 5 mil anúncios de equipamentos seminovos anunciados.
O reconhecimento do mercado se deve a um conjunto de fatores, afirma Jonathan Butzke, diretor do Maquinalista, que agregam valor real à operação de compra e venda de máquinas seminovas.
“O objetivo do Maquinalista – simplificar o processo de negociação e oferecer uma experiência única e eficiente – foi integralmente compreendido pelos participantes do mercado”, comenta Butzke.
Fatores críticos de sucesso – Entre esses fatores, explica o executivo, conta-se o Índice Maquinalista,
...Em pouco mais de dois meses, a plataforma Maquinalista atingiu a marca de 5 mil anúncios de equipamentos seminovos anunciados.
O reconhecimento do mercado se deve a um conjunto de fatores, afirma Jonathan Butzke, diretor do Maquinalista, que agregam valor real à operação de compra e venda de máquinas seminovas.
“O objetivo do Maquinalista – simplificar o processo de negociação e oferecer uma experiência única e eficiente – foi integralmente compreendido pelos participantes do mercado”, comenta Butzke.
Fatores críticos de sucesso – Entre esses fatores, explica o executivo, conta-se o Índice Maquinalista, ferramenta de determinação de preços que vem se comprovando a mais assertiva e realista.
O Índice, atualmente, já traz os preços de retroescavadeiras, escavadeiras, pás carregadeiras e, nos próximos dias, disponibilizará também tratores de esteira e motoniveladoras para consulta.
A avaliação se dá por meio de uma robusta ferramenta de inteligência artificial, que está sendo desenvolvida há mais de um ano e que ataca um dos principais problemas do setor - a falta de clareza na hora de definir preços.
A jornada de compra e venda é mais facilitada no Maquinalista devido a outras decisões estratégicas. Em dois cliques após buscar na plataforma, o comprador entra em contato direto com o vendedor via WhatsApp, tornando a negociação mais fluida e ao mesmo tempo segura e transparente.
“Esse é um segmento ainda dominado pela informalidade e falta de transparência. Nós viemos para melhorar este aspecto do mercado”, diz Butzke.
Um diferencial determinante, comenta o executivo, é que o Maquinalista constrói sucesso para ambas as pontas da negociação.
“Já temos 5 mil anúncios na plataforma, o que nos desafia a conectar todos esses vendedores a potenciais compradores”, afirma o diretor.
E para isso a comunicação do Maquinalista vem usando ias redes sociais de forma efetiva e suas novas ferramentas de segmentação.
Por meio de contas em redes sociais e parcerias com seus clientes, o Maquinalista divulga os equipamentos à venda diretamente para os públicos de maior interesse potencial.
“Faz isso por meio de tráfego pago, que permite chegar onde a máquina anunciada desperta mais interesse. E oferece seus canais ao vendedor para que eles apoiem a venda com publicação de vídeos”, complementa Butzke.
Parceria com a Sobratema – O resultado da estratégia é significativo, como se revela em casos como o de escavadeiras de maior peso operacional que, por vocação, são mais procuradas em regiões mineradoras. Ou máquinas compactas, que são mais buscadas em áreas urbanas.
“A segmentação aliada à divulgação digital proativa é um método altamente assertivo para facilitar a conexão de compradores e vendedores”, diz.
Finalmente, os 5 mil anúncios em pouco mais de dois meses no mercado são fruto também da parceria institucional entre o Maquinalista e o Sobratema Shopping, plataforma de seminovos da entidade que representa o setor.
“Na prática, as operações se fundiram sob a marca Maquinalista, e a soma das soluções tecnológicas com a credibilidade e força da Sobratema ajuda a explicar o sucesso retumbante em tão pouco tempo”, finaliza.
01 de setembro 2025
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