AutoIndústria
01/02/2023 08h30 | Atualizada em 06/02/2023 12h46
Os números em geral são positivos e o consórcio de veículos, incluindo leves, pesados e motocicletas, tem bons motivos para comemorar o balanço de 2022.
As adesões avançaram 9,4%, ultrapassando a venda de 3 milhões de novas cotas, e os negócios evoluíram 12%, totalizando quase R$ 144 bilhões em volume de créditos comercializados.
Dos 7,49 milhões de consorciados ativos em veículos automotores, 56,5% têm interesse em comprar um carro ou comerciais leves, 34,8% estão de olho numa moto e 8,7% nos veículos pesados. Esse último é o segmento de menor participação, mas, em contrapa
...Os números em geral são positivos e o consórcio de veículos, incluindo leves, pesados e motocicletas, tem bons motivos para comemorar o balanço de 2022.
As adesões avançaram 9,4%, ultrapassando a venda de 3 milhões de novas cotas, e os negócios evoluíram 12%, totalizando quase R$ 144 bilhões em volume de créditos comercializados.
Dos 7,49 milhões de consorciados ativos em veículos automotores, 56,5% têm interesse em comprar um carro ou comerciais leves, 34,8% estão de olho numa moto e 8,7% nos veículos pesados. Esse último é o segmento de menor participação, mas, em contrapartida, é o que vem apresentando os melhores resultados.
O consórcio que reúne caminhões, tratores, implementos rodoviários e agrícolas apresentaram crescimentos bastante significativos, conforme balanço divulgado pela Abac – Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.
As vendas de novas cotas no segmento tiveram expansão de 65,8%, saltando de 182,6 mil em 2021 para 302,7 mil no ano passado.
O número de participantes subiu 41,7%, para 655 mil, e o volume de créditos comercializados teve alta de 6,7%, para R$ 41,8 bilhões.
Um dado curioso no caso dos pesados e a redução de 41,1% do tíquete médio – de R$ 272,7 mil para R$ 160,6 mil -, reflexo, segundo a entidade, da aquisição de cotas de valores menores, o que contribuiu para o decréscimo no volume de créditos concedidos, para R$ 49,2 bilhões.
As mais de 43 mil contemplações só de caminhões ao longo de 2022 corresponderam à potencial compra de 34,3% do mercado interno, que totalizou 124,46 mil unidades vendidas, segundo dados da Fenabrave. Ou seja, um a cada três caminhões comercializados no País foi adquirido pela modalidade.
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