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Parceria apresenta inédito caminhão 8x4 teleoperado no Brasil

Com PBT técnico de 60 t e motor de 500 cv, o modelo Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper é equipado com tecnologia da Hexagon com apoio da Fidens no desenvolvimento

Assessoria de Imprensa

28/06/2024 09h09 | Atualizada em 28/06/2024 12h58

Um novo projeto conjunto entre montadora, desenvolvedora e construtora promoveu ontem (27) em Belo Horizonte (MG) uma demonstração de um inédito caminhão 8x4 teleoperado para mineração do país.

Com PBT técnico de 60 t e motor de 500 cv, o modelo Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper é equipado com tecnologia da Hexagon (solução Hard-Line TeleOp) para adaptação, instalação elétrica, sistema de câmeras e shelter remoto de comando, enquanto a Fidens atuou no desenvolvimento e operação do veículo.

Segundo a Scania, a solução oferece maior capacidade de carga e velocidade em relação à tecnologia já oferecida no mercado, apresentada há alguns anos.

Na configuração, o veículo off-road não-tripulado traz suspensão dianteira com capacidade de 22 t, capacidade de 38 t na suspensão traseira, torque de 2.550 Nm, caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio auxiliar Retarder de 4.100 Nm.

Realizado por joysticks, o controle remoto do caminhão é feito em uma estação de comando equipada

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Um novo projeto conjunto entre montadora, desenvolvedora e construtora promoveu ontem (27) em Belo Horizonte (MG) uma demonstração de um inédito caminhão 8x4 teleoperado para mineração do país.

Com PBT técnico de 60 t e motor de 500 cv, o modelo Scania G 500 8x4 XT Heavy Tipper é equipado com tecnologia da Hexagon (solução Hard-Line TeleOp) para adaptação, instalação elétrica, sistema de câmeras e shelter remoto de comando, enquanto a Fidens atuou no desenvolvimento e operação do veículo.

Segundo a Scania, a solução oferece maior capacidade de carga e velocidade em relação à tecnologia já oferecida no mercado, apresentada há alguns anos.

Na configuração, o veículo off-road não-tripulado traz suspensão dianteira com capacidade de 22 t, capacidade de 38 t na suspensão traseira, torque de 2.550 Nm, caixa de câmbio Opticruise GRSO935R, eixo RBP900 e freio auxiliar Retarder de 4.100 Nm.

Realizado por joysticks, o controle remoto do caminhão é feito em uma estação de comando equipada com câmeras, monitores e sistemas de telemetria para a condução a quilômetros de distância, em um projeto que exigiu 22 meses de desenvolvimento antes do lançamento.

“O controle do caminhão é simplificado, transmitindo ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”, salientou Ivanovik Marx, gerente de engenharia de aplicações de oferta de soluções da montadora.


Shelter de controle permite operar o caminhão a distância

Adaptações – As soluções desenvolvidas pela Scania incluem coluna de direção com volante de ângulo ajustável, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo-assistida e sistema de direção teleoperado, com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.

Além disso, as adaptações incluíram reforço na fixação do suporte do motor elétrico, acabamento nas capas da coluna de direção e proteção do sistema de condução e do motor elétrico.

“Essa solução no 8x4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder o sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade”, afirmou Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens, destacando que a tecnologia é integrada já de fábrica.

“É um diferencial importante o fato de o produto sair pronto de fábrica, com adaptação desde o ‘nascimento’ na linha de produção, em uma ação em conjunto sem precedentes para a mineração no segmento 8x4”, avaliou.

ESG – Para o presidente da divisão de mineração da Hexagon na América Latina, Rodrigo Couto, também se trata de uma iniciativa efetiva de ESG, ancorada na preocupação com a segurança dos operadores, menor emissão de poluentes e diminuição no consumo.

“Além disso, estamos protegendo a comunidade próxima às barragens, com uma operação muito mais segura e bem-controlada”, destacou o executivo.

“A Scania acreditou neste projeto desde o primeiro momento, pois o potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme”, observou Luciano Piccirillo, novo gerente de vendas de soluções off-road da Scania, que passa a integrar a solução ao portfólio somente por encomenda, com um potencial de vendas de cerca de 100 unidades/ano no país.

A Revista M&T traz em sua edição 286 a cobertura completa do lançamento.

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