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Par de tuneladoras testado e pronto para atuar nas obras da Linha Leste do metrô de Fortaleza

As duas tuneladoras estão sendo montadas na unidade da The Robbins na China, para realização de testes em fábrica.

Assessoria de Imprensa

19/11/2013 10h09 | Atualizada em 19/11/2013 15h35

As duas últimas tuneladoras, de um total de quatro adquiridas pelo governo do estado do Ceará para a construção dos túneis da Linha Leste do metrô de Fortaleza, já estão prontas para serem embarcadas para o estado.

Elas foram testadas na fábrica  da The Robbins Company em Shangai, na China,  entre os dias 17 e 25 do último mês de outubro. Uma equipe de técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), licitante da Linha Leste, acompanhou o procedimento.

Com a aprovação dos testes foi emitida a liberação de embarque, e, a partir daí, estima-se um prazo de 45 dias para desmontagem, acondicionamento das peças e embarque para o transporte maríti

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As duas últimas tuneladoras, de um total de quatro adquiridas pelo governo do estado do Ceará para a construção dos túneis da Linha Leste do metrô de Fortaleza, já estão prontas para serem embarcadas para o estado.

Elas foram testadas na fábrica  da The Robbins Company em Shangai, na China,  entre os dias 17 e 25 do último mês de outubro. Uma equipe de técnicos da Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), licitante da Linha Leste, acompanhou o procedimento.

Com a aprovação dos testes foi emitida a liberação de embarque, e, a partir daí, estima-se um prazo de 45 dias para desmontagem, acondicionamento das peças e embarque para o transporte marítimo para o transporte ao Porto do Pecém. O transporte de Shanghai ao Pecém varia de 30 a 45 dias.

O primeiro par de equipamentos chegou ao Ceará em agosto e está em fase de montagem em área próxima ao emboque nas proximidades da estação Chico da Silva, no Centro da Capital.

As máquinas tuneladoras do tipo Tunnel Boring Machine (TBM) foram compradas mediante licitação ocorrida em junho de 2012, quando saiu vencedora a empresa norte-americana The Robbins Company.

Os equipamentos chegaram desmontados e acondicionadas em 16 contêineres junto com mais 50 peças.
O shield, como é chamado a parte dianteira da máquina responsável pela escavação, tem 6,9 m de diâmetro e 10 m de extensão e cerca de 460 t.

Na parte traseira do shield são montados dez carros/trailers com os equipamentos auxiliares da máquina, chamado back-up da tuneladora, onde estão a cabine de controle, unidade hidráulica, transformadores, painéis elétricos, enrolador de cabos, sistemas de lubrificação, de espuma e de injeção de Grount, Betonita, compressores, câmara de primeiros socorros, dentre outros.

Ao todo, o shield e o backup, que formam a tuneladora, têm 125 m de extensão, com
cerca de 737 toneladas. As outras duas tuneladoras estão sendo montadas na mesma unidade da Robbins na China, para realização de testes em fábrica.

O equipamento é composto ainda por sistema de transporte do material escavado, através de correias transportadoras; sistema de montagem de anéis; sistema de injeção de concreto grout, betonita, dentre outros sistemas auxiliares.

O contrato com a empresa The Robbins Company inclui ainda outros equipamentos a serem utilizados na obra: quatro sistemas de ventilação, sendo um para cada conjunto túnel/máquina; correias transportadoras para o transporte do material escavado por toda extensão dos cerca de 20 km de túneis; formas e equipamentos auxiliares a serem utilizados em duas fábricas de anéis, que deverão produzir cerca de 20 anéis/dia cada fábrica.

 

 

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