Redação M&T
10/05/2022 09h36 | Atualizada em 10/05/2022 13h22
O agronegócio, mesmo durante o período de pico da pandemia, cresceu e não parou, por ser uma atividade essencial. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021, atingindo uma participação de 27,4% no PIB brasileiro.
Para esse ano, a expectativa é positiva, mas, sendo necessária uma atenção maior por conta do embate entre Rússia e Ucrânia, que vem afetando em especial a cadeia de fertilizantes, além do problema recorrente dos últimos três anos que é a desestruturação da cadeia de suprimentos agrícolas e matérias-primas.
Segundo Fabio Miskulin
...O agronegócio, mesmo durante o período de pico da pandemia, cresceu e não parou, por ser uma atividade essencial. Com isso, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro cresceu 8,36% em 2021, atingindo uma participação de 27,4% no PIB brasileiro.
Para esse ano, a expectativa é positiva, mas, sendo necessária uma atenção maior por conta do embate entre Rússia e Ucrânia, que vem afetando em especial a cadeia de fertilizantes, além do problema recorrente dos últimos três anos que é a desestruturação da cadeia de suprimentos agrícolas e matérias-primas.
Segundo Fabio Miskulin Ferreira, gerente comercial da Manitou Brasil, com a falta de componentes com o mercado aquecido, as fabricantes têm sofrido problemas com a entrega e demora dos semicondutores. “Não é por falta de planejamento, o que tínhamos planejado estamos cumprindo, o problema é que o mercado necessita além do que planejamos”, comenta.
Com isso, o grande desafio é atender a alta demanda do mercado. De acordo com Carlos Lambro, presidente global da New Holland Agriculture, o mercado agrícola mostrou uma forte resiliência nesses últimos anos.
“Alguns mercados no Brasil continuam muito forte, mesmo menor que 2021 que foi o ano recorde para o setor de maquinário agrícola global, no entanto, o principal problema enfrentado é a capacidade industrial, e que não é exclusivo de uma marca”, diz.
Segundo Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América Latina, a empresa conta com uma ampla capacidade, devido ao portfólio variado de diversos de equipamentos. Dependendo da linha de produto que o cliente procura, explica, encontra-se a pronta entrega nas concessionárias, para outros, o tempo de entrega é maior.
“Por isso, para que o agricultor possa se planejar para o plantio da safra 2022/23 estamos trabalhando com a nossa fábrica alinhada com a linha de concessionários para que juntos eles possam fazer o melhor planejamento para sua safra”, afirma Taniguchi.
27 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade