Comércio Exterior
PiniWeb
13/10/2010 14h59 | Atualizada em 13/10/2010 18h53
Já está em funcionamento o Sky Train do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, última obra do projeto de ampliação do terminal norte do aeroporto, que custou ao todo cerca de US$ 1,1 bilhão.
Construído pela Odebrecht, o Sky Train possui quatro estações e se conecta a 52 portões do terminal.
Segundo a construtora brasileira, o Sky Train faz parte de um contrato com uma joint venture formada pela Parsons e pela Odebrecht (Parsons Odebrecht JV) para as obras de expansão do terminal. O Aeroporto Internacional de Miami recebe 30 milhões de pessoas por ano, o terceiro maior aeroporto dos Estados Unidos a receber passageiros estrangeiros, alé
...Já está em funcionamento o Sky Train do Aeroporto Internacional de Miami, nos Estados Unidos, última obra do projeto de ampliação do terminal norte do aeroporto, que custou ao todo cerca de US$ 1,1 bilhão.
Construído pela Odebrecht, o Sky Train possui quatro estações e se conecta a 52 portões do terminal.
Segundo a construtora brasileira, o Sky Train faz parte de um contrato com uma joint venture formada pela Parsons e pela Odebrecht (Parsons Odebrecht JV) para as obras de expansão do terminal. O Aeroporto Internacional de Miami recebe 30 milhões de pessoas por ano, o terceiro maior aeroporto dos Estados Unidos a receber passageiros estrangeiros, além de estar entre os dez maiores do mundo em transporte de carga.
O Sky Train, com tecnologia e sistema fornecidos pela Mitsubishi Heavy Industries e operado pela Sumitomo Corporation of America, tem capacidade para transportar até nove mil pessoas por hora e deve reduzir o tempo de caminhada em até 70% para passageiros com conexões nacionais e 34% para os viajantes internacionais. O trajeto do Sky Train tem aproximadamente 1,6 km de extensão, sendo que cada estação fica a 400 m de distância uma da outra.
Segundo Lucas Prado, diretor da Odebrecht, a obra durou entre três e quatro anos, a partir do momento em que o cliente resolveu prosseguir com as obras menores que estavam sendo realizadas desde 2005 no Terminal Sul do aeroporto, também pela Parsons Odebrecht JV.
As estações do Sky Train contam com estrutura metálica e se localizam, juntamente com as linhas, no topo do prédio, daí o nome "Sky Train". As fundações e estrutura do prédio do terminal foram dimensionadas para receber a sobrecarga e carga dinâmica dos trens exigindo o reforço estrutural de algumas de suas partes.
Prado destaca que "um dos maiores desafios da obra foi trabalhar num terminal em plena operação, que movimenta 70% dos passageiros do Aeroporto Internacional de Miami, e atender a um cronograma de obras extremamente desafiador sem interromper as operações." Além disso, 50% das obras se localizam em cima do terminal existente, com áreas de 50 anos de idade, o que dificultou a execução do projeto desenvolvido por arquitetos do Condado de Miami.
O projeto já foi reconhecido em um artigo pela Engineering News Record e premiado pela Southeast Construction Magazine como "Best Vertical Transportation Project 2010".
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