Assessoria de Imprensa
08/01/2024 12h32 | Atualizada em 08/01/2024 12h58
A indústria de implementos rodoviários emplacou 151.041 unidades em 2023, consolidando um modelo de mercado com a presença de produtos com maior capacidade de carga, assim como as operações de aluguel de equipamentos.
“Tivemos um ano rentável onde mesmo comercializando menos produtos isso não afetou a capacidade do setor logístico de transportar carga”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).
O 4º Eixo tem maior capacidade de carga e por isso é apontado pelo presidente da Anfir como um fator que ajudou a sustentar a rentabilidade dos neg&
...A indústria de implementos rodoviários emplacou 151.041 unidades em 2023, consolidando um modelo de mercado com a presença de produtos com maior capacidade de carga, assim como as operações de aluguel de equipamentos.
“Tivemos um ano rentável onde mesmo comercializando menos produtos isso não afetou a capacidade do setor logístico de transportar carga”, afirma José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir).
O 4º Eixo tem maior capacidade de carga e por isso é apontado pelo presidente da Anfir como um fator que ajudou a sustentar a rentabilidade dos negócios. Outro aspecto importante para o resultado das vendas no ano passado foi o mercado de aluguel.
“Alugar um implemento rodoviário ao invés de adquiri-lo é uma opção que permite agilidade em algumas operações logísticas”, explica Spricigo.
Os segmentos da economia que lideraram as aquisições de implementos rodoviários foram agronegócio e construção civil e que deverão se manter como os principais propulsores da indústria.
De janeiro a dezembro do ano passado foram emplacados 90.322 Reboques e Semirreboques, o que representa crescimento de 8,63% sobre 2022. O setor de Carroceria sobre chassis encerrou o ano com 60.719 produtos vendidos ao mercado interno, o que representa queda de 15,1%.
Evento – O ano de 2024 é ano de Fenatran, a maior feira de logística da América Latina e principal polo de reunião de todo o setor de transporte de carga.
“Tradicionalmente é um evento impulsionador de vendas para o nosso setor e com isso podemos dizer que nossa expectativa para o ano de 2024 é boa”, estima o executivo.
Além da Fenatran, outro aspecto importante que poderá influenciar o desempenho do setor produtor de implementos rodoviários são os investimentos em obras anunciados no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento. O PAC deverá ser responsável por investimentos da ordem de R$ 1,7 trilhão em todos os estados brasileiros.
Para o presidente da Anfir a política gradual de redução de juros é sinal claro em favor do acesso ao crédito para aquisição de equipamentos.
“É de grande importância também que a redução da taxa Selic não siga dissociada de ações que levem a redução da inadimplência e do endividamento das empresas, como também a uma gestão mais preocupada com os gastos públicos”, conclui.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade