Assessoria de Imprensa
19/10/2021 11h00 | Atualizada em 19/10/2021 12h50
Em outubro, a NSA Pneutec celebra 70 anos de atuação na indústria especializada em reforma de pneus. Fundada em 1951, a empresa ao longo dos anos foi adquirindo parceiros importantes para a indústria, como a Vipal, uma das mais importantes indústrias brasileiras no segmento de borrachas para reforma, e a Goodyear, tradicional indústria global de pneus novos.
Com uma planta instalada em Santana de Parnaíba (SP), a empresa sempre buscou na tecnologia uma maneira de inovar e se manter competitiva no setor, apostando na sustentabilidade.
“A reforma de pneus por si só já é uma atividade sustentável, já que evita que milhares de pneus
...Em outubro, a NSA Pneutec celebra 70 anos de atuação na indústria especializada em reforma de pneus. Fundada em 1951, a empresa ao longo dos anos foi adquirindo parceiros importantes para a indústria, como a Vipal, uma das mais importantes indústrias brasileiras no segmento de borrachas para reforma, e a Goodyear, tradicional indústria global de pneus novos.
Com uma planta instalada em Santana de Parnaíba (SP), a empresa sempre buscou na tecnologia uma maneira de inovar e se manter competitiva no setor, apostando na sustentabilidade.
“A reforma de pneus por si só já é uma atividade sustentável, já que evita que milhares de pneus sejam descartados”, destaca Giulio Cesar Claro, diretor da empresa.
“Aliado a isso, utilizamos água de reúso, fazemos tratamento de esgoto interno, otimizamos o aproveitamento de luz por meio de telhas prismáticas translúcidas e demos destino correto a 100% dos resíduos que geramos”, ressalta.
Segundo o executivo, cada pneu reformado economiza 57 litros de petróleo e 26 quilos de CO2, comparado ao pneu novo. “A reforma preserva o meio ambiente, evitando que milhares de toneladas sejam descartadas mensalmente”, completa.
Além da tecnologia atrelada à rotina da reforma de pneus, Claro destaca que os investimentos em sistemas de automação de processos representam outro avanço para o setor na última década.
Nesse sentido, o GDI (Gestão de Desempenho Integrado) é a primeira etapa de um processo que o especialista classifica como essencial para que o transportador tenha um “raio x” do pneu e seu processo de reforma.
“O GDI começa no início do processo, a partir da coleta dos dados feita por um colaborador que emite as informações via tablet para o setor de produção, assim que um pneu chega até nós”, diz ele.
De acordo com o diretor, o sistema faz com que o frotista tenha informações precisas e é capaz de dizer quais os principais motivos de recusa dos pneus para reforma, quais as regiões com maior desgaste na carcaça, qual o tipo de problema recorrente por marca, modelo e ano de fabricação, determina o índice de recusa, número de vidas, entre outros diagnósticos.
“Sendo assim, o GDI é um procedimento que propicia mais agilidade na reforma de pneus e permite uma melhor organização interna, além de permitir que a raspagem de pneus seja programada e realizada de forma personalizada e otimizada para cada cliente”, conclui Claro.
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