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Novos caminhões da DAF têm como foco a redução no consumo de combustível

Além das atualizações dos motores Paccar MX, os caminhões pesados DAF ganharam câmeras digitais e pneus de baixa resistência ao rolamento

O Estado de S.Paulo

30/09/2024 09h50 | Atualizada em 30/09/2024 12h52

A DAF apresentou os caminhões pesados XG+, XG, XF e XD com motores aprimorados durante o IAA Transportation 2024, realizado em Hannover, na Alemanha.

Além disso, os veículos incorporaram outras novidades tecnológicas com foco na redução do consumo de combustível.

De acordo com o fabricante, as atualizações se concentraram nos motores Paccar MX-11 e MX-13. Agora, ambos funcionam em ciclo Miller.

Ou seja, esse ciclo mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo a compressão da mistura no cilindro. O turbocompressor compensa essa redução, aumentando a eficiência e economizando combust&i

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A DAF apresentou os caminhões pesados XG+, XG, XF e XD com motores aprimorados durante o IAA Transportation 2024, realizado em Hannover, na Alemanha.

Além disso, os veículos incorporaram outras novidades tecnológicas com foco na redução do consumo de combustível.

De acordo com o fabricante, as atualizações se concentraram nos motores Paccar MX-11 e MX-13. Agora, ambos funcionam em ciclo Miller.

Ou seja, esse ciclo mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo a compressão da mistura no cilindro. O turbocompressor compensa essa redução, aumentando a eficiência e economizando combustível.

Motores de ciclo Miller são mais comuns em automóveis, especialmente nos modelos híbridos mais recentes e carros com motor turbo a gasolina. Assim, a DAF é o primeiro fabricante a introduzir esse método de funcionamento em motores a diesel com mais de 10 litros de deslocamento.

Segundo a DAF, os motores Paccar receberam bombas de refrigeração de acionamento duplo e compressores de ar de dois cilindros.

O fabricante também atualizou o sistema EGR (Recirculação de Gases de Escape) dos propulsores, bem como os turbocompressores, que são mais eficientes. Outra novidade é o sistema de injeção de combustível, de terceira geração.

A transmissão que acompanha os propulsores modernizados é a ZF Traxon, automatizada, de 12 marchas. Conforme detalhou a DAF, esse câmbio tem uma “nova estratégia” de trocas de marchas, que diminiu em 7% as rotações do motor (950 em vez de 1.030) em velocidade de cruzeiro.

A DAF incluiu de série em seus novos caminhões câmeras de vídeo no lugar dos espelhos retrovisores. As imagens da traseira do veículo são transmitidas em duas telas horizontais, uma que cada lado da cabine. Além de tornar o visual do produto mais atraente, sem os grandes espelhos externos, essa solução melhora a eficiência aerodinâmica do caminhão.

Do mesmo modo, os modelos vêm equipados de fábrica com controle de cruzeiro com reconhecimento de topografia e pneus de baixa resistência ao rolamento.

De acordo com a DAF, todos esses novos recursos, combinados as atualizações mecânicas, reduzem em mais de 10% o consumo de combustível dos novos caminhões da marca holandesa, comparado aos modelos da geração anterior.

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