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Novo modelo de concessão será testado na Norte-Sul

O novo modelo de exploração da ferrovia pretende quebrar o monopólio que vigora nos contratos atuais do setor

Valor Econômico

28/01/2014 09h55 | Atualizada em 29/01/2014 11h56

O novo modelo de concessão ferroviária chamado open access, no qual diversas companhias podem usufruir de um mesmo trecho de ferrovia para transportar as suas cargas, deve ser testado no trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Palmas, capital do Tocantins, à cidade de Anápolis, no interior de Goiás, ainda neste semestre.

O trecho, com 855 km de extensão, está em fase de conclusão pela Valec. Por meio de nota, a estatal informou que a obra será entregue até o fim de março e que fará a "operação assistida" do trecho até a entrega ao novo concessionário.

O novo modelo de exploração d

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O novo modelo de concessão ferroviária chamado open access, no qual diversas companhias podem usufruir de um mesmo trecho de ferrovia para transportar as suas cargas, deve ser testado no trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Palmas, capital do Tocantins, à cidade de Anápolis, no interior de Goiás, ainda neste semestre.

O trecho, com 855 km de extensão, está em fase de conclusão pela Valec. Por meio de nota, a estatal informou que a obra será entregue até o fim de março e que fará a "operação assistida" do trecho até a entrega ao novo concessionário.

O novo modelo de exploração da ferrovia pretende quebrar o monopólio que vigora nos contratos atuais do setor, onde apenas uma empresa atua e controla a entrada de outros interessados. As novas regras estão previstas para serem aplicadas no pacote de concessões de ferrovias já anunciado pelo governo.

A ideia é que a Valec compre, de cada construtor e operador das novas ferrovias, 100% da capacidade de transporte de cada trecho e, a partir daí, revenda essa capacidade para empresas interessadas em usar a malha logística. No caso do trecho da Norte-Sul, a situação é diferente, já que a própria estatal foi responsável pela construção da ferrovia.

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