Assessoria de Imprensa
13/07/2023 09h23 | Atualizada em 17/07/2023 11h48
A Scania apresenta ao mercado o novo modelo X-gas, anunciado como o primeiro caminhão a gás natural veicular e/ou biometano do Brasil com autonomia de 900 km.
Com chassi rígido, o modelo G 410 8x2 apresenta motor de 410 cv de potência e desenvolve torque de 2.000 Nm.
A distância entre-eixos do veículo é de 6.950 mm, o que permite acomodar 16 cilindros de gás nas laterais da longarina, oito de cada lado (com capacidades de 118 l e 95 l).
Desse modo, o volume total suporta 406 m³ de gás, o que possibilita ao propulsor mover o veículo por cerca de 900 km.
A composição pode carregar até 30 pallets, com impleme
...A Scania apresenta ao mercado o novo modelo X-gas, anunciado como o primeiro caminhão a gás natural veicular e/ou biometano do Brasil com autonomia de 900 km.
Com chassi rígido, o modelo G 410 8x2 apresenta motor de 410 cv de potência e desenvolve torque de 2.000 Nm.
A distância entre-eixos do veículo é de 6.950 mm, o que permite acomodar 16 cilindros de gás nas laterais da longarina, oito de cada lado (com capacidades de 118 l e 95 l).
Desse modo, o volume total suporta 406 m³ de gás, o que possibilita ao propulsor mover o veículo por cerca de 900 km.
A composição pode carregar até 30 pallets, com implementos do tipo "Romeu e Julieta" (caminhão trucado 6x2 mais reboque) – com capacidade de até 56 t – ou na configuração de rodas 8x2 com 29 t de peso bruto total combinado (PBTC).
“O Scania X-gas é um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil.
Projetado no país, o novo modelo começa a ser vendido a partir do último trimestre do ano, informa o executivo. “Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, acrescenta.
Com distância entre-eixos de 6.950 mm, o modelo X-gas comporta 406 m³ de gás
O modelo precede outro lançamento já anunciado pela montadora no segmento de veículos movidos a gás, com o acréscimo de uma nova opção com motor de 460 cv de potência que deve chegar ao mercado no próximo ano.
A ideia da montadora é introduzir opções com maior autonomia no segmento a gás, capazes de operar em rotas mais longas e com maior flexibilidade no abastecimento, acompanhando o avanço do fornecimento no país.
“A cadeia do biometano também está se expandindo, porém em passos mais curtos”, comenta Gallao.
“A Scania começou a puxar essa tendência desde 2014 e segue protagonista, atraindo cada vez mais parcerias com clientes, embarcadores, poder público, distribuidores e produtores de gás e biometano”, observa o diretor.
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