P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Construção
Voltar

Construção

Novas concessões prometem acelerar escoamento da safra do centro-oeste

Esses trechos são importantes para a logística da produção agrícola do país

Valor Econômico

05/02/2014 09h10 | Atualizada em 05/02/2014 12h44

Dos cinco trechos anunciados pelo governo em relação ao pacote de concessão de rodovias, três estão diretamente associados ao escoamento de grãos do centro-oeste: BR-163 entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA) e dois trajetos da BR-364 - entre Rondonópolis (MT) e Goiânia e entre Jataí (GO) e o Triângulo Mineiro.

A importância desses trechos para a logística da produção agrícola do país e a consequente necessidade de duplicação dessas estradas aparece em um levantamento que acaba de ser realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os dados apontam que, apenas com a pavimentação e duplicação dos 976 km da BR-163 que ligam Sinop e o futuro porto

...

Dos cinco trechos anunciados pelo governo em relação ao pacote de concessão de rodovias, três estão diretamente associados ao escoamento de grãos do centro-oeste: BR-163 entre Sinop (MT) e o Porto de Miritituba (PA) e dois trajetos da BR-364 - entre Rondonópolis (MT) e Goiânia e entre Jataí (GO) e o Triângulo Mineiro.

A importância desses trechos para a logística da produção agrícola do país e a consequente necessidade de duplicação dessas estradas aparece em um levantamento que acaba de ser realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Os dados apontam que, apenas com a pavimentação e duplicação dos 976 km da BR-163 que ligam Sinop e o futuro porto de Miritituba, a economia com transporte pode chegar a R$ 2,2 bilhões anuais a partir de 2020.

Com o leilão desse trajeto - que se soma a outras duas concessões realizadas no ano passado em dois trechos da BR-163 -, o governo consolida a criação de um corredor rodoviário rumo aos portos da região norte do país, aliviando a pressão que todos os anos trava os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).

A mesma urgência de obras toma conta da BR-364. Hoje, o trajeto de 213 km que liga Rondonópolis e Alto Araguaia, no Mato Grosso, é o segundo mais congestionado de todo o centro-oeste, de acordo com a CNI.

A capacidade diária de tráfego na rodovia é de 38,9 mil ton, mas em meses de pico o volume chega a bater 78,9 mil ton, ou seja, a rodovia tem operado com 202% de sua capacidade.

 

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E