P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EMPRESAS
Voltar

New Holland celebra meio século das colheitadeiras de duplo rotor

Essa linha de produtos cresceu de um único modelo, em 1975, para uma gama completa nos dias de hoje, liderada pelos novos modelos CR10 e CR11

Assessoria de Imprensa

27/03/2025 15h49

A New Holland está comemorando os 50 anos desde a introdução das primeiras colheitadeiras equipadas com a tecnologia de trilha e separação Twin Rotor, de duplo rotor, da marca.

Essa linha de produtos cresceu de um único modelo, em 1975, para uma gama completa nos dias de hoje, liderada pelos novos modelos CR10 e CR11.

O marco será celebrado globalmente com exposições e exibições especiais em feiras e eventos. Até o momento, mais de 70.000 colheitadeiras Twin Rotor das séries TR e CR foram produzidas no mundo.

O Centro de Excelência em Colheita da New Holland, localizado em Zedelgem, na Bélgica, passou rec

...

A New Holland está comemorando os 50 anos desde a introdução das primeiras colheitadeiras equipadas com a tecnologia de trilha e separação Twin Rotor, de duplo rotor, da marca.

Essa linha de produtos cresceu de um único modelo, em 1975, para uma gama completa nos dias de hoje, liderada pelos novos modelos CR10 e CR11.

O marco será celebrado globalmente com exposições e exibições especiais em feiras e eventos. Até o momento, mais de 70.000 colheitadeiras Twin Rotor das séries TR e CR foram produzidas no mundo.

O Centro de Excelência em Colheita da New Holland, localizado em Zedelgem, na Bélgica, passou recentemente por investimentos significativos e modernizações para a produção dos mais recentes modelos CR10 e CR11.

A entrada da New Holland no mercado das colheitadeiras - Reconhecida por sua expertise em equipamentos para pastagens, como enfardadoras e forrageiras, a New Holland - então um fabricante com sede predominantemente nos Estados Unidos - ingressou no mercado de colheitadeiras em 1964, ao adquirir a empresa belga Claeys, que havia lançado sua primeira colheitadeira automotriz em 1952.

Durante a década seguinte, a New Holland continuou o desenvolvimento da linha convencional de colheitadeiras com sacapalha adquirida da Claeys.

No entanto, nos anos 1960, a empresa começou a explorar novas formas de trilha e separação de grãos para aumentar a produtividade, melhorar a limpeza e reduzir perdas.

Primeira colheitadeiras de duplo rotor - Para isso, os engenheiros da New Holland estudaram o uso da força centrífuga e seu potencial para separar o grão da palha, um conceito inovador e distinto do método tradicional de trilha com cilindro, côncavo e sacapalha.

O primeiro protótipo, adaptado de um modelo 985 de sacapalha da fábrica da Claeys na Bélgica, foi testado em lavouras de milho em 1968 e em trigo no ano seguinte.

Os testes demonstraram benefícios ao dividir o fluxo de colheita proveniente do elevador e alimentador em dois fluxos, direcionando-os para dois rotores longitudinais contra côncavos longitudinais, compostos por seções de trilha seguidas por seções de separação.

A alta velocidade dos rotores gerava força centrífuga suficiente para ejetar boa parte dos grãos através dos côncavos, minimizando danos aos grãos em comparação ao sistema convencional de cilindro e côncavo, além de reduzir perdas quando comparado à separação por sacapalha.
Em 1969, um novo conceito de colheitadeira com esses elementos internos já estava em fase de testes.

Em 1975, foi lançado o primeiro modelo de produção, a TR70, equipada com um motor de 145 cv e um tanque de grãos com capacidade de 5.550 litros (158 bushels). Em 1979, foi substituída pela TR75, e foi acompanhada por um modelo maior, a TR85. Nos 20 anos seguintes, a linha evoluiu, alcançando a marca de 25.000 colheitadeiras TR produzidas em 1997.

Na Europa, o desenvolvimento de colheitadeiras de alta capacidade seguiu um caminho diferente, resultando na introdução das colheitadeiras Twin-Flow em 1983. Essas máquinas combinavam um sistema convencional de trilha por cilindro e côncavo, seguido por um grande batedor e um separador rotativo, além de um rotor lateral Twin Flow que dividia a cultura em dois fluxos para a separação final dos grãos.

No entanto, no final dos anos 1990, engenheiros da New Holland na Europa e na América do Norte começaram a desenvolver um novo conceito de Twin Rotor, projetado para atender às necessidades dos produtores em todo o mundo e adaptado a diferentes culturas. Em 2002, a empresa lançou os modelos CR960 (333 cv) e CR980 (428 cv), que incorporavam características das colheitadeiras TR e TF, combinadas com novas tecnologias e design inovador. Inicialmente fabricados nos Estados Unidos, os modelos passaram a ser produzidos na planta de Zedelgem, na Bélgica, em 2005.

Evolução e recordes mundiais - A CR960 apresentava rotores duplos de 432 mm (17 pol.) de diâmetro, enquanto a CR980 utilizava rotores maiores, de 560 mm (22 pol.), e um tanque de grãos com capacidade de 12.500 litros (355 bushels).

Os operadores também se beneficiaram de um novo design de cabine. Com o tempo, a linha CR foi ampliada e recebeu inovações como a automação da colheitadeira IntelliSense, as aletas ajustáveis remotamente Dynamic Flow Control, a tecnologia Dynamic Feed Roll e o sistema Opti-Spread Plus para gerenciamento de resíduos.

A introdução dos modelos Elevation, em 2007, trouxe o IntelliCruise, que ajusta automaticamente a taxa de alimentação para maximizar a produtividade, além da tecnologia de limpeza Opti-Clean, que aprimora a pureza do grão colhido. Essas e outras inovações garantiram que as colheitadeiras TR e CR conquistassem diversos prêmios do setor em todo o mundo.

A evolução continuou com os modelos CR7.90, CR8.90, CR9.90 e CR10.90. Em 2014, a CR10.90 estabeleceu um recorde mundial reconhecido pelo Guinness World Records, colhendo 797,656 toneladas (29.308 bushels) de trigo em oito horas – um recorde que ainda permanece inalterado.
Atualmente, a linha CR da New Holland é liderada pelos recém-lançados modelos CR11 (775 cv, tanque de 20.000 litros/567 bushels) e CR10 (634 cv, tanque de 16.000 litros/454 bushels).

"Assim como suas predecessores, essas máquinas continuam a incorporar a tecnologia Twin Rotor comprovada, mas com ainda mais capacidade, maior potência e volume de tanque ampliado. Seus rotores possuem diâmetro de 600 mm (24 pol.) e comprimento de 3.600 mm (142 pol.), maximizando a capacidade de processamento da cultura, garantindo uma trilha e separação eficientes e protegendo a qualidade dos grãos", finaliza a fabricante.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E