TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
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Necta e Scania apresentam plano integrado de descarbonização 

Parceria estratégica pretende conectar produtores de biometano, distribuidoras de gás natural, transportadoras, redes de postos e montadora

Assessoria de Imprensa

16/12/2024 10h50 | Atualizada em 16/12/2024 11h43

A Necta Gás Natural e a Scania uniram forças para promover o evento "Scania Day: Rumo à Descarbonização", realizado no dia 12 de dezembro na sede da fabricante, em São Bernardo do Campo (SP).

A iniciativa apresentou ao mercado um modelo de logística integrado e sustentável, com foco na descarbonização de frotas pesadas, reunindo representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras.

A Necta atua em uma região estratégica que abrange 375 municípios no estado de São Paulo, com proximidade a cinco distribuidoras de gás natural (Comg&aacu

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A Necta Gás Natural e a Scania uniram forças para promover o evento "Scania Day: Rumo à Descarbonização", realizado no dia 12 de dezembro na sede da fabricante, em São Bernardo do Campo (SP).

A iniciativa apresentou ao mercado um modelo de logística integrado e sustentável, com foco na descarbonização de frotas pesadas, reunindo representantes do agronegócio, distribuidoras de gás, redes de postos, embarcadores de cargas e transportadoras.

A Necta atua em uma região estratégica que abrange 375 municípios no estado de São Paulo, com proximidade a cinco distribuidoras de gás natural (Comgás, Naturgy, MSGÁS, Gasmig e Compagás) em três estados (MG, MS e PR).

Em sua área de concessão, 135 usinas têm alto potencial para a produção de biometano –energia renovável derivada de resíduos como vinhaça, palha e torta de filtro, subprodutos da cana-de-açúcar.

Atualmente, a Necta já conecta a Usina COCAL, em Narandiba (SP), mas até 2025 deve integrar a Usina Santa Cruz à sua malha, em Américo Brasiliense (SP), com planos de expansão contínua nos próximos anos.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, destacou a posição estratégica da companhia no cenário logístico nacional.

“Nosso papel é oferecer infraestrutura robusta e eficiente, promovendo a transição energética com gás natural e biometano como alternativas sustentáveis ao diesel”, explicou.

“Somos agentes integradores que alinham os interesses dos diferentes players do mercado, facilitando a tomada de decisão e promovendo eficiência e segurança logística com menor impacto ambiental”, disse.

De acordo com Bruna Biazzi, gerente de Novos Negócios da empresa, a Necta está na vanguarda da substituição do diesel por gás natural e biometano, consolidando-se como integradora de agentes nesse ecossistema sustentável.

“Nossa meta é colocar 2.000 caminhões movidos a gás em circulação em nossa região nos próximos cinco anos”, afirmou.

Competitividade – A Necta demonstrou no evento que é possível aliar sustentabilidade à economia operacional, comprovando que o gás natural é competitivo em relação ao diesel.

O abastecimento pode ser realizado tanto em postos quanto em garagens, com tarifa especial para frotistas.

Essa infraestrutura de abastecimento promete segurança financeira para que os transportadores invistam, apresentando Custo Total de Propriedade (TCO) positivo.

“O mercado e os estados estão se organizando para o CGOB (Certificado de Rastreabilidade do Biometano)”, observou Bruno Madalena, gerente executivo de ESG da Necta.

A Lei do Combustível do Futuro, disse ele, trouxe mais tração e clareza sobre como as empresas podem se apropriar do atributo separado da molécula de gás renovável para a descarbonização.

“Esse foi mais um incentivo do governo brasileiro para avançarmos na liderança global de uma transição energética eficiente e sustentável”, apontou.

Segundo a Scania, a parceria é a mais completa desenvolvida nos cinco anos de vendas de caminhões movidos a gás e/ou biometano no Brasil.

“Temos um modelo completo de negócio para oferecer aos clientes nesta sinergia com a Necta, que está gerando e gerará muitos frutos”, afirmou Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania

“Estamos avançando para um passo muito concreto e fundamental para o futuro do modal a gás no transporte de cargas por caminhões. É uma estrutura pronta para reduzir emissões e tornar as frotas mais sustentáveis”, destacou.

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