Sustentabilidade
Assessoria de Imprensa
06/09/2011 10h18 | Atualizada em 06/09/2011 18h37
A partir de 1º de janeiro de 2014 motocicletas, triciclos e todos os outros veículos chamados de ciclomotores que circulam no Brasil terão de cumprir normas mais rígidas de redução dos níveis de poluentes e ruídos. A determinação acaba de ser estabelecida por duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicadas na quinta-feira, 14 de julho, no Diário Oficial da União.
As máquinas rodoviárias e agrícolas também entram na nova legislação, mas com prazos diferentes. As rodoviárias têm até primeiro de janeiro de 2015 para cumprir a primeira fase de redução e até janeiro de 2017 para concluírem a segunda fase, que estabelece limites ainda mais rígidos. Também em 2017 termina o prazo para as reduções para as máqu
...A partir de 1º de janeiro de 2014 motocicletas, triciclos e todos os outros veículos chamados de ciclomotores que circulam no Brasil terão de cumprir normas mais rígidas de redução dos níveis de poluentes e ruídos. A determinação acaba de ser estabelecida por duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), publicadas na quinta-feira, 14 de julho, no Diário Oficial da União.
As máquinas rodoviárias e agrícolas também entram na nova legislação, mas com prazos diferentes. As rodoviárias têm até primeiro de janeiro de 2015 para cumprir a primeira fase de redução e até janeiro de 2017 para concluírem a segunda fase, que estabelece limites ainda mais rígidos. Também em 2017 termina o prazo para as reduções para as máquinas agrícolas, com segunda fase em 2019.
Com isso, o governo espera melhorar a qualidade do ar, a saúde pública e o aumento da expectativa de vida da população, a partir das resoluções. De acordo com o gerente de Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Rudolf Noronha, as motocicletas passaram a ser um diferencial no trânsito. "Antes a indústria vendia, em média, uma moto para quatro carros. Hoje, é um por um, com expectativa de crescimento. Daí a necessidade de ter uma legislação específica, mais rígida, já que as motos emitem muitos poluentes", justificou.
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