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Motor conceito da FPT Industrial é apresentado em fórum de mobilidade

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), estudo testou o motor N67 para aplicação agrícola com o uso de biocombustíveis associados ao diesel

Assessoria de Imprensa

11/09/2023 13h36

A FPT Industrial acredita fortemente no desenvolvimento de combustíveis alternativos, que se complementarão conforme o tipo de missão.

Consciente do potencial e das oportunidades em bioenergia no Brasil, a marca compartilha a sua visão disruptiva durante o 20º Fórum SAE Brasil da Mobilidade, em Curitiba, apresentando, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), os resultados do projeto do motor conceito N67 Dual-Fuel para aplicação agrícola.

A solução, tema do painel “Combustíveis atuais e alternativos como solução para uma mobilidade sustentável”, testou o motor da Série NE

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A FPT Industrial acredita fortemente no desenvolvimento de combustíveis alternativos, que se complementarão conforme o tipo de missão.

Consciente do potencial e das oportunidades em bioenergia no Brasil, a marca compartilha a sua visão disruptiva durante o 20º Fórum SAE Brasil da Mobilidade, em Curitiba, apresentando, em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), os resultados do projeto do motor conceito N67 Dual-Fuel para aplicação agrícola.

A solução, tema do painel “Combustíveis atuais e alternativos como solução para uma mobilidade sustentável”, testou o motor da Série NEF utilizando biocombustíveis associados ao diesel, considerando a matriz energética brasileira.

Além dos resultados deste projeto, a FPT Industrial expõe durante o evento, que acontece em 12 e 13 de setembro no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o motor F1C Gás/Etanol, também objeto de estudo com a UNIFEI.

Na configuração off-road para tratores agrícolas, o motor N67 Dual-Fuel foi submetido a testes em regimes estacionários com o uso de biocombustíveis como HVO, diesel de cana-de-açúcar, hidrogênio, gás natural, biogás e etanol, combinados ao diesel, buscando aumentar a eficiência e reduzir as emissões.

“A combustão dual-fuel é uma tecnologia promissora para aumentar a eficiência global de motores diesel. Os benefícios são alcançados por meio das diferentes reatividades dos combustíveis ou reduzindo as emissões de CO2, substituindo parcialmente um combustível fóssil por um renovável”, explica Alexandre Xavier, diretor de Engenharia da FPT Industrial.

Xavier aponta que o projeto confirma a competitividade em bioenergia do Brasil, país com inúmeras vantagens energéticas associadas ao uso do gás natural e biocombustíveis. Além de incentivar a engenharia local, os testes consolidam uma solução competitiva e robusta para as necessidades do consumidor latino-americano.

“Este e outros projetos reforçam a proximidade da FPT Industrial com o universo acadêmico e reafirmam o compromisso da marca em prover soluções multienergia”, acrescenta.

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