Construção
Guilherme Barros
12/05/2010 12h34 | Atualizada em 12/05/2010 15h35
O reajuste nos preços do aço já faz as montadoras optarem pela importação do insumo. A Volkswagen importou aço da China e outros fabricantes estão com a mesma estratégia.
A previsão é que as importações cresçam até o fim do semestre, pois a partir daí são esperados novos reajustes por parte das siderúrgicas.
Em abril, após o repasse dos novos preços do minério de ferro, o aço vendido no mercado interno subiu entre 8% e 12%.
Desde então, segundo um executivo do setor, a negociação de contratos de longo prazo com as siderúrgicas ficou mais difícil, principalmente nos acordos com validade superior a um ano.
A tentativa de amenizar o aumento do custo com matéria prima também é reforçada pela retomada da cobran
...O reajuste nos preços do aço já faz as montadoras optarem pela importação do insumo. A Volkswagen importou aço da China e outros fabricantes estão com a mesma estratégia.
A previsão é que as importações cresçam até o fim do semestre, pois a partir daí são esperados novos reajustes por parte das siderúrgicas.
Em abril, após o repasse dos novos preços do minério de ferro, o aço vendido no mercado interno subiu entre 8% e 12%.
Desde então, segundo um executivo do setor, a negociação de contratos de longo prazo com as siderúrgicas ficou mais difícil, principalmente nos acordos com validade superior a um ano.
A tentativa de amenizar o aumento do custo com matéria prima também é reforçada pela retomada da cobrança do IPI para automóveis e comerciais leves, o que torna o mercado ainda mais competitivo.
Neste cenário, a redução das alíquotas de importação de alguns tipos de aço tem sido apresentada como uma forma aliviar a pressão sobre os custos com matéria prima.
03 de junho 2019
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