Assessoria de Imprensa
18/05/2023 07h55 | Atualizada em 22/05/2023 13h56
Estão abertas as inscrições para o Mining Lab Challenge, programa de inovação aberta da Nexa que busca por soluções e inovações tecnológicas voltadas aos desafios enfrentados nas indústrias de mineração e metalurgia.
Em sua 8ª edição, o programa tem o objetivo de identificar soluções no ecossistema global de inovação para desafios ligados a temas estratégicos, seja com nível médio de maturidade ou com capacidade de serem testadas, customizadas e potenciadas para as necessidades da companhia no médio e longo prazo.
“O Mining Lab Challenge é um
...Estão abertas as inscrições para o Mining Lab Challenge, programa de inovação aberta da Nexa que busca por soluções e inovações tecnológicas voltadas aos desafios enfrentados nas indústrias de mineração e metalurgia.
Em sua 8ª edição, o programa tem o objetivo de identificar soluções no ecossistema global de inovação para desafios ligados a temas estratégicos, seja com nível médio de maturidade ou com capacidade de serem testadas, customizadas e potenciadas para as necessidades da companhia no médio e longo prazo.
“O Mining Lab Challenge é uma oportunidade para amplificarmos o ecossistema de inovação da Nexa e conhecermos as soluções que podem ser desenvolvidas para o setor mineral”, destaca Caio Van Deursen, gerente de inovação da Nexa Resources.
Nesta edição, empresas e startups podem inscrever soluções para os desafios lançados nas temáticas de economia regenerativa, legado positivo, produtividade e segurança.
Na temática de economia regenerativa, o desafio é encontrar soluções voltadas para o reaproveitamento de rejeitos (compostos de dolomita e talco), que atualmente se encontram sem uso na unidade de Aripuanã (MT).
Em desenvolvimento local, o propósito é desenvolver iniciativas que contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável dos territórios onde a Nexa atua.
No pilar de atuação social, a companhia procura ferramentas capazes de realizar o monitoramento de pessoas capacitadas e viabilizar sua posterior entrada no mercado de trabalho.
Em produtividade e segurança, o desafio tem como foco melhorar a gestão de tubulações e tanques, monitorando suas condições, gestão, operação e manutenção, além de implementar melhorias que previnam o entupimento com incrustações e eliminem o uso de hidrojato.
Em disponibilidade de frota, a solução deve possibilitar uma análise mais assertiva e rápida dos dados da operação, como planejamento diário, blocos alvo, plano de produção, metas diárias, produção de ROM e despacho.
Por sua vez, a análise por imagem busca aplicações no espetro visível, infravermelho ou ultravioleta. Como foco na coleta dados em larga escala, a solução deve identificar tendências com alto nível de detalhe, com instalação rápida e fácil, baixo uso de energia e de banda para transmissão dos dados.
Outro foco do desafio é encontrar soluções para aumentar a produção de zinco em áreas como ustulação e eletrólise, além de alternativas que aumentem a produtividade e a segurança das operações.
Já em instrumentação a baixo custo, o programa busca alternativas menos onerosas para instrumentos caros, inclusive com novas abordagens de medições.
Isso inclui, por exemplo, alternativas aos sensores que fornecem informação de teor e dureza na britagem/moagem, medidores de granulometria e de inspeção de correias transportadoras, entre outras.
As inscrições podem ser realizadas até 12 de junho, no site do Mining Lab Challenge.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade