RESULTADOS
Voltar

Metso Outotec prevê mais negócios em 2021

Empresa fechou o ano passado com crescimento de dois dígitos e aposta na continuidade do bom desempenho do mercado pelo comportamento das commodities, construção civil e demanda por fertilizantes no mercado interno

Assessoria de Imprensa

23/02/2021 11h00 | Atualizada em 23/02/2021 11h15

Assim como outras empresas, a Metso Outotec precisou se adaptar ao cenário de pandemia, inclusive com a adoção de medidas como o trabalho em home office e tecnologias de suporte remotos para seus clientes.

Mas, diferente de muitas companhias, a empresa manteve-se operacional por atender setores estratégicos como a mineração, construção civil e o agronegócio. A expectativa da unidade brasileira para 2021 é de um ano de crescimento e geração de novos empregos na recuperação econômica do Brasil.

“Tivemos um resultado positivo, considerando a pandemia, e apostamos na continuidade dos bons resultados, principalment

...

Assim como outras empresas, a Metso Outotec precisou se adaptar ao cenário de pandemia, inclusive com a adoção de medidas como o trabalho em home office e tecnologias de suporte remotos para seus clientes.

Mas, diferente de muitas companhias, a empresa manteve-se operacional por atender setores estratégicos como a mineração, construção civil e o agronegócio. A expectativa da unidade brasileira para 2021 é de um ano de crescimento e geração de novos empregos na recuperação econômica do Brasil.

“Tivemos um resultado positivo, considerando a pandemia, e apostamos na continuidade dos bons resultados, principalmente pela alta das commodities minerais e pela nova demanda interna da construção civil e do mercado de fertilizantes”, analisa Marcelo Motti, vice-presidente de Vendas e Serviços.

Segundo ele, há um ambiente positivo para novos investimentos por parte dos clientes, incluindo a reativação de projetos minerais postergados e iniciativas importantes na área de fertilizantes.

Entre os destaques de 2020, Motti cita o crescimento muito expressivo na área de serviços, o que envolve a contratos de serviços e fornecimento de componentes.

“Especialmente a demanda por serviços em campo trouxe um grande desafio por conta da pandemia e grande preocupação com o time que sempre esteve em campo suportando as operações de nossos clientes”, detalha.

De acordo com Motti, as novas metodologias de trabalho, preocupação com o time, prevenção e ferramentas remotas geraram oportunidades de crescimento no ano passado e devem seguir como tendência em 2021.

“Com o cenário de vacinação contra a Covid-19 temos uma perspectiva positiva de retomada da economia”, argumenta. Motti lembra que a Metso Outotec tem se preparado para isso, inclusive com a ampliação de uma planta piloto na área de fertilizantes e outra na área de filtragem, com foco em processos que reduzam o uso de água no processamento mineral.

Anderson Brini, vice-presidente de Suporte Técnico de Serviços, confirma a avaliação de 2020 como um ano positivo e destaca a precificação internacional do minério de ferro, como um dos indicativos do bom momento das commodities minerais.

O câmbio atual, segundo ele, também favorece os produtores brasileiros, entre os principais do mundo nessa área. Outros projetos nas áreas de cobre e de outro, para citar dois exemplos, também estão sendo beneficiados pelo cenário internacional.

Brini lembra ainda que a pandemia também acelerou a adoção de recursos da chamada Indústria 4.0. Ferramentas que favorecem o suporte remoto, inclusive, contribuem para ampliar os protocolos de segurança de combate ao coronavírus.

Para ele, a estrutura de serviços da Metso Outotec deve ser ainda mais demandada em 2021, ainda mais que a fusão das duas companhias reuniu a especialização de dois times de profissionais com grande experiência.

Patrick Minamizaki, gerente de Serviços, lembra que a expertise citada acima favorece mercados específicos como os de demolição de fornos em áreas não somente de mineração como também de papel e celulose, para ficarmos somente num exemplo. Outro ganho, segundo ele, vem da experiência adquirida com os próprios clientes que estabeleceram protocolos rígidos de segurança para receber seus fornecedores.

“Também contribuímos com iniciativas como a colocação de proteção interna nos veículos de serviços e o uso intensivo de ferramentas de comunicação para suporte remoto”, destaca.

O uso mais intenso de novas ferramentas de serviços, incluindo o suporte remoto, deve ser um dos direcionadores no atendimento aos clientes em 2021 segundo Minamizaki.

Nessa mesma linha, ele avalia que o sensoriamento remoto de equipamentos, caso por exemplo dos britadores, deve ser ampliado, suportando o desenvolvimento de novos escopos de serviços, tais como monitoramento remoto. A expectativa é de seguir o crescimento nesta área.

A combinação do início da vacinação e demanda internacional por commodities minerais suportará o mercado de mineração, Entretanto, o mercado interno também se mostra aquecido na área de agregados, segundo Everson Cremonese, diretor de Vendas.

Ele destaca o crescimento acentuado na construção civil no ano passado e avalia que a mesma tendência possa acontecer em 2021.

“Temos algumas incertezas que precisam ser endereçadas na economia, mas esperamos que a política de juros baixos continue sendo aplicada”, analisa.

Na área de agregados minerais, ele aposta nos projetos de produção de areia manufaturada e no crescimento da produção de calcário agrícola, ainda com iniciativas tímidas perto do mercado potencial.

Na construção civil, Cremonese lembra que há uma diversificação na atuação de construtoras médias e pequenas para assumir obras de infraestrutura.

“Vemos um interesse delas em participar mais ativamente desse universo, inclusive com algumas pedreiras criando divisões de construção para atuar no mercado”, finaliza.

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E