Transporte Mundial
20/09/2024 07h25 | Atualizada em 23/09/2024 12h19
A Daimler Truck anunciou que no início em novembro começará a produção do eActros 600, o caminhão Mercedes-Benz movido a bateria elétrica para operações de transporte de longas distâncias.
A notícia foi dada durante o IAA Transportation, considerado a maior feira de veículos comerciais do mundo, realizada em Hannover, na Alemanha.
Karin Radströn, CEO da Mercedes-Benz Trucks, disse que a companhia já tem o pedido de 2.000 unidades do eActros 600. A executiva contou ainda que será criada uma nova marca, a Truck Charge, para prestar consultoria aos futuros proprietários de veículos elétricos.
...A Daimler Truck anunciou que no início em novembro começará a produção do eActros 600, o caminhão Mercedes-Benz movido a bateria elétrica para operações de transporte de longas distâncias.
A notícia foi dada durante o IAA Transportation, considerado a maior feira de veículos comerciais do mundo, realizada em Hannover, na Alemanha.
Karin Radströn, CEO da Mercedes-Benz Trucks, disse que a companhia já tem o pedido de 2.000 unidades do eActros 600. A executiva contou ainda que será criada uma nova marca, a Truck Charge, para prestar consultoria aos futuros proprietários de veículos elétricos.
No entanto, Karin falou também da falta de uma infraestrutura de carregamento para os veículos elétricos. Isso está se tornando um obstáculo, principalmente para os caminhões rodoviários movidos a bateria.
De acordo com a executiva, até 2030 será necessária a instalação de 35 mil estações de recarga em toda a Europa. “Precisamos de um plano mais rápido e abrangente”, complementou.
O setor de transporte rodoviário é responsável por 2/3 das emissões de CO2 no continente europeu.
Testes – Recentemente, dois protótipos eActros 600 completaram uma viagem de 15.000 km por 22 países. Os caminhões viajaram por 45 dias em uma jornada preparada pela Daimler Trucks intitulada “eActros 600 European Tour”.
Os dois veículos viajaram com peso bruto total combinado de 40 toneladas. As baterias elétricas foram recarregadas em pontos públicos de recarga durante a viagem.
A executiva destacou as vantagens aerodinâmicas da cabine e disse que os testes superaram as expectativas da companhia.
Outro ponto citado por ela se refere ao consumo de 103 kW/hora registrado pelos caminhões. Segundo ela é equivalente a 10 litros de diesel para rodar 100 km. “Isso é menos da metade do consumo atual de combustível”, afirmou.
Por fim, Karin disse que o caminhão elétrico vai custar mais caro que os atuais movidos a diesel, porém os custos operacionas são muito mais baixos.
08 de novembro 2024
07 de novembro 2024
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