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Mercedes-Benz do Brasil e Bosch concluem obras do Centro de Testes

É o mais tecnológico centro de testes da América Latina para caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas

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03/04/2023 14h59

A Mercedes-Benz do Brasil e a Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior paulista.

Este é o complexo de testes mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

Projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

“Ao disponibilizar essa nova e moderna estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, diz Ac

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A Mercedes-Benz do Brasil e a Robert Bosch América Latina finalizaram as obras de construção das pistas do CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), no interior paulista.

Este é o complexo de testes mais tecnológico do Hemisfério Sul para desenvolvimento e homologações de produtos e componentes de caminhões, ônibus, automóveis, veículos comerciais leves e máquinas agrícolas.

Projetado para atender as demandas de testes e simulações de fabricantes de veículos, sistemistas, autopeças e demais empresas do setor automotivo, o CTVI conta com cinco pistas para avaliações de segurança veicular, eficiência energética e novas tecnologias de assistência ao condutor.

“Ao disponibilizar essa nova e moderna estrutura para outras empresas do setor, contribuímos para o desenvolvimento da indústria automotiva. Com o importante diferencial de que toda a estrutura estará concentrada em um único local, otimizando processos e assegurando ganhos de eficiência, agilidade e produtividade, com qualidade, segurança e confiabilidade”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “Entregamos assim um grande legado para o setor automotivo e também para a indústria brasileira e da América Latina”.

“De olho no presente e no futuro, este empreendimento é também uma grande conquista para a toda a engenharia da mobilidade brasileira, já que favorece o desenvolvimento de projetos com ganhos de tempo e em logística em uma infraestrutura com padrão internacional. Além disso, o CTVI está totalmente alinhado com a nossa estratégia de ‘local for local’, cujo foco é estabelecer centros de competência locais para atender às demandas dos nossos clientes”, destaca Gastón Diaz Perez, presidente e CEO da Robert Bosch América Latina.

CTVI – Com conceito e estrutura similares às de países como Alemanha, EUA, China e Japão, o CTVI ampliará a gama de testes veiculares no Brasil, acelerando o desenvolvimento e a homologação de produtos e tecnologias.

Entre os testes, destacam-se o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), Frenagem Automática de Emergência, proteção de pedestres e ciclistas (AEB) e Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), além de eficiência energética e de condução autônoma e semiautônoma.

“O desenvolvimento de tecnologias voltadas a segurança ativa e assistência de direção como radar, ultrassom e vídeo, que em breve serão realizados no CTVI, irão acelerar as oportunidades de condução mais segura e confortável”, complementa Diaz Perez.

Numa área de 400 mil metros quadrados, o CTVI foi construído junto ao Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis, SP, inaugurado em 2018.

A pista Oval de Alta Velocidade (High Speed Oval – HSO) é um dos destaques do complexo. Esta área é composta por duas retas paralelas de 960 metros cada e duas curvas asfálticas compensadas de 3 ângulos distintos, completando o circuito oval num total de 2,6 mil metros de extensão, três faixas de rolagem.

A HSO permite verificações em alta velocidade, consumo de combustível, autonomia, arrefecimento, ruído, conforto veicular, dirigibilidade e outros. É possível testar também funções de assistência ao condutor.

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