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Manitou obtém resultados estáveis no 1º semestre

A fabricante francesa alcançou vendas de € 1,4 bilhão na primeira metade do ano, ou +0,4% sobre o mesmo período de 2023

Assessoria de Imprensa

30/07/2024 14h02 | Atualizada em 30/07/2024 14h13

A Manitou divulgou hoje (30) os resultados do 1º semestre do ano, com vendas líquidas globais de € 1,407 bilhão, ou +0,4% sobre o mesmo período de 2023.

O resultado operacional ficou em € 127,5 milhões (+9,1%), contra € 88,1 milhões (6,3%) obtidos no 1º semestre de 2023.

O lucro líquido de € 81,8 milhões também superou os € 62,6 milhões registrados no 1º semestre do ano passado.

Por sua vez, o EBITDA no semestre alcançou € 159,8 milhões (11,4%), contra € 114 milhões (8,1%) no 1º semestre de 2023.

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A Manitou divulgou hoje (30) os resultados do 1º semestre do ano, com vendas líquidas globais de € 1,407 bilhão, ou +0,4% sobre o mesmo período de 2023.

O resultado operacional ficou em € 127,5 milhões (+9,1%), contra € 88,1 milhões (6,3%) obtidos no 1º semestre de 2023.

O lucro líquido de € 81,8 milhões também superou os € 62,6 milhões registrados no 1º semestre do ano passado.

Por sua vez, o EBITDA no semestre alcançou € 159,8 milhões (11,4%), contra € 114 milhões (8,1%) no 1º semestre de 2023.

Já a dívida líquida no semestre ficou em € 394 milhões, com alavancagem de 42%.

Estabilidade – Segundo a fabricante, os resultados confirmam as expectativas de estabilidade nas receitas em 2024 na comparação com o ano passado, com lucro operacional previsto de 6,5% acima das receitas.

“O grupo fecha um semestre muito bom em um contexto de atividades e perspectivas contrastantes”, comenta Michel Denis, presidente e CEO da Manitou.

De acordo com o executivo, as vendas estáveis no semestre foram impulsionadas por um ritmo mais forte do que o esperado no sul da Europa, que compensou o declínio registrado na América do Norte.

“Nossas metas de crescimento na América do Norte foram comprometidas pela falta de fluidez operacional e uma aceleração muito mais lenta do que o previsto das capacidades industriais nos EUA, que estamos ajustando gradualmente”, revela Denis.

O realinhamento dos preços de produtos aos custos das matérias-primas, implementado ao longo do ano passado, também começa a surtir efeito, diz ele.

“Em combinação com um mix mais adequado de clientes e produtos, o controle dos custos fixos contribuiu para aumentar o lucro operacional do semestre para 9,1% das vendas, o nível mais elevado dos últimos 15 anos”, observou.

No entanto, o desempenho não deve se repetir no 2º semestre do ano, antecipa o CEO.

“De fato, a dinâmica da entrada de encomendas continua a ser um foco de preocupação, sendo ainda muito cedo para avaliar a orientação no médio prazo”, ressalta Denis.

“Além disso, a disparidade da carteira de encomendas entre as linhas de produtos levou à redução da produção na maioria das unidades industriais”, completou.

Divisões – A divisão de produtos registrou receitas estáveis de € 1,2 bilhão, ou +0,1% em comparação com o mesmo período de 2023 (a taxas de câmbio constantes).

Com receitas de € 204 milhões, a divisão de Serviços & Soluções (S&S) obteve crescimento de +1,9% em seis meses.

Durante o semestre, a divisão foi impulsionada pelo dinamismo do negócio de rental (+11%) e reforço da oferta (+15%), particularmente em serviços digitais e manutenção de máquinas, informa a fabricante.

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