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Logística deve alcançar 22% do PIB em 2018 no Brasil

Estudo do BNDES sobre perspectivas de aportes nos próximos quatro anos aponta para o crescimento do setor de 57%, como consequência das concessões

Brasil Econômico

30/10/2013 12h42 | Atualizada em 30/10/2013 15h20

A previsão de investimentos de R$ 240 bilhões em projetos logísticos construção e 11 mil km de linhas férreas e 7 mil km de rodovias, além da modernização de dois aeroportos e dos portos brasileiros, previstos no Programa de investimento sem Logística (PIL) posiciona o setor de mobilidade entre os que terão maior taxa de crescimento nos próximos quatro anos.

Segundo estudo do BNDES, as perspectivas apontam para um crescimento do setor de 57% até 2017.

De acordo com o levantamento Perspectivas do Investimento 2014-2017, divulgado semana passada, com as concessões, a taxa de investimentos em logística no Brasil deve alcançar 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

De acordo com o BNDES, só as ferrovias deverão

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A previsão de investimentos de R$ 240 bilhões em projetos logísticos construção e 11 mil km de linhas férreas e 7 mil km de rodovias, além da modernização de dois aeroportos e dos portos brasileiros, previstos no Programa de investimento sem Logística (PIL) posiciona o setor de mobilidade entre os que terão maior taxa de crescimento nos próximos quatro anos.

Segundo estudo do BNDES, as perspectivas apontam para um crescimento do setor de 57% até 2017.

De acordo com o levantamento Perspectivas do Investimento 2014-2017, divulgado semana passada, com as concessões, a taxa de investimentos em logística no Brasil deve alcançar 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018.

De acordo com o BNDES, só as ferrovias deverão receber R$ 59 bilhões de 2014 a 2017, R$ 31 bilhões a mais que nos últimos cinco anos. Já os portos terão R$ 34 bilhões, R$ 19 bilhões a mais que o período de 2009 a 2012. Somados, os modais receberão R$ 50 bilhões.

Enquanto isso, os aeroportos ficarão com apenas R$ 1 bilhão a mais e as rodovias, R$ 8 bilhões, comparado ao período anterior.

Quanto às rodovias, Fernando Pimentel Puga, o economista-chefe do BNDES, ressalta a valorização histórica do modal, que ainda costuma contar com investimentos mais equilibrados e distribuídos nos anos.

Para Júlia Fontes, pesquisadora do Departamento de Economia Aplicada do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), o incremento do setor de logística traz nova esperança para a economia brasileira, com impactos positivos para o PIB.

"As mudanças ocorrerão em doses pequenas, um incremento de 1% a 2% ao ano no PIB", avalia a economista.

 

 

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