Assessoria de Imprensa
06/06/2023 08h13
O mercado de locação de equipamentos para construção tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil, alterando o fluxo das vendas de fabricantes de máquinas.
Se antes, o grande volume comercializado pela indústria era direcionado a construtoras, empreiteiras e demais empresas do ramo da construção, hoje cerca de 90 a 95% de alguns tipos de equipamentos são adquiridos por empresas de locação.
Os dados foram levantados pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, em parceria com a Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associ
O mercado de locação de equipamentos para construção tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil, alterando o fluxo das vendas de fabricantes de máquinas.
Se antes, o grande volume comercializado pela indústria era direcionado a construtoras, empreiteiras e demais empresas do ramo da construção, hoje cerca de 90 a 95% de alguns tipos de equipamentos são adquiridos por empresas de locação.
Os dados foram levantados pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, em parceria com a Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas).
De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente de ambas as entidades, as empresas de locação são responsáveis por comprar de 90 a 95% de gruas, guindastes e plataformas de trabalho aéreo; de 70 a 80% de torres de iluminação; 65 a 75% de betoneiras e de 55 a 60% de geradores.
“Como podemos observar, algumas linhas de máquinas pesadas, médias, compactas, leves e manuais estão com altos percentuais de comercialização juntos às locadoras”, aponta Daniel.
Em relação aos equipamentos de terraplenagem – conhecidos como linha amarela – as vendas para locação saltaram de 20% para 30%. Contudo, de acordo com um levantamento apresentado por Daniel, onde vários empresários do setor de construção foram ouvidos, a perspectiva é de que a locação seja o segmento de mercado que lidere as compras de máquinas de linha amarela em 2023 no Brasil.
“Em países europeus, nos Estados Unidos e Japão, por exemplo, cerca de 60% das vendas de equipamentos de linha amarela são destinadas a empresas de locação. Com o passar dos anos, o Brasil tem caminhado nesse sentido”, explica Daniel.
Para ele, o rental sempre tem boas perspectivas de crescimento, porque ainda não chegou a um grau de maturidade que as economias estáveis atingiram. Ou seja, ainda não conseguiu contribuir em todas as áreas na mesma proporção.
Demanda – Vários fatores explicam essa alta na procura pelo rental, como a busca por maior eficiência operacional, redução de custos e flexibilidade nas operações de construção. As pessoas passaram a entender que a locação atende a necessidades peculiares de cada obra, oferecendo soluções completas, e principalmente que as construtoras, concessionárias e órgãos públicos não precisam comprometer capital com financiamento de máquina, mas sim com os projetos de engenharia que executam.
Os números obtidos pela Analoc junto à Receita Federal mostram que o setor de rental conta com aproximadamente 40.100 empresas no Brasil, que movimentam R$ 28 bilhões em negócios.
“O aumento na quantidade de locadoras é recorrente, o que muda é a intensidade”, observa o presidente da Analoc, José Antônio Miranda. “Em mais de 80%, o setor é formado por micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEI). Quando o mercado está mais comprador, mais empresas surgem, ou seja, tudo está interligado ao sucesso da economia”, diz.
Feira – Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade da realização de uma feira de negócios focada nos locadores de equipamentos, com viés comercial apropriado. A 1ª Analoc Rental Show vai acontecer de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR), com o propósito de promover um verdadeiro megaencontro com exposição de equipamentos e congresso, onde locadores de todo o Brasil poderão estar frente a frente com os fabricantes, fazer networking com empresas contratantes e se atualizar com os principais temas do seu mercado de atuação.
Em paralelo à feira, acontecem o 9º Congresso Nacional de Valorização do Rental e o 4º Encontro Locadores BR, duas importantes conferências do calendário de atrações. Dessa maneira, a Analoc Rental Show movimentará todo o ecossistema do locador, num ambiente onde será possível estreitar relações, gerar negócios, conhecer tecnologias, obter condições especiais de compra, além de participar de palestras gratuitas.
Para mais informações sobre o evento basta acessar o link (https://analocrentalshow.com.br/ ) As inscrições são gratuitas.
14 de novembro 2024
13 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade