ELETRIFICAÇÃO
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LiuGong promove demonstração de carregadeira elétrica

Realizado em em Passa Tempo (MG), evento reuniu clientes, prospects e parceiros ligados à mineração

Assessoria de Imprensa

20/06/2024 12h23 | Atualizada em 24/06/2024 13h09

A LiuGong inicia um ciclo de demonstrações da pá carregadeira elétrica 856H-E, o primeiro equipamento elétrico da marca a chegar ao Brasil.

Reunindo players da mineração, a programação teve início no dia 13 de junho nas instalações da siderúrgica Ferlig em Passa Tempo (MG).

Durante 30 dias, a pá carregadeira elétrica trabalhou no pátio da empresa, movimentando calcário dolomítico industrial.

“Depois desse período, compilamos os principais indicadores de desempenho da 856H-E e comparamos com os equipamentos similares a diesel, que também trabalhavam nessa movimenta&

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A LiuGong inicia um ciclo de demonstrações da pá carregadeira elétrica 856H-E, o primeiro equipamento elétrico da marca a chegar ao Brasil.

Reunindo players da mineração, a programação teve início no dia 13 de junho nas instalações da siderúrgica Ferlig em Passa Tempo (MG).

Durante 30 dias, a pá carregadeira elétrica trabalhou no pátio da empresa, movimentando calcário dolomítico industrial.

“Depois desse período, compilamos os principais indicadores de desempenho da 856H-E e comparamos com os equipamentos similares a diesel, que também trabalhavam nessa movimentação”, explicou o gerente de produto da LiuGong, Diego Zolezi.

De acordo com ele, a pá carregadeira elétrica 856H-E registrou uma produtividade de 493 t/h, com autonomia de bateria de 8 h e 1,2 h de carregamento.

Nos testes, o equipamento consumiu 38,61 KW/h. Na prática, acentua a fabricante, esse resultado se traduz em uma economia de combustível na relação de 1 por 3, além de reduzir em até 50% os custos com manutenção.

O modelo 856H-E é equipado com bateria de lítio fabricada pela Contemporary Amperex Technology Limited (CATL), do tipo Lithium Iron Phosphate (LFP – Fosfato de Ferro-Lítio), que proporciona 350 kWh de armazenamento de energia e recarga rápida em apenas 1,5 h, dependo das condições da instalação elétrica, possibilitando até 10 h de operação.

A carregadeira possui peso operacional de 19.971 kg e caçamba de 3,5 m³, com capacidade de carga de até 5.800 kg.

“Os equipamentos elétricos se sobressaem pelo menor custo operacional combinado ao torque dos motores, que respondem rápido com máximo desempenho nas movimentações de carga e descarga”, comenta Zolezi.

“Por isso, a eletrificação das frotas é uma tendência em diversos setores, como uma opção para operações mais sustentáveis com menos emissões e ruídos”, avalia.

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